3. Skip to Footer>

Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Prédio Central - Rua Silva Jardim, 136 - Vl. Mathias - Santos/SP

PÚBLICO ALVO

Comunidade acadêmica em geral, destacando alunos da graduação e pós- graduação da UNIFESP e demais Universidades da região.

CARGA HORÁRIA

APOIO, PARCEIROS E PATROCINADORES

Apoio:

Programa de Pós-graduação Interdisciplinar de Ciências da Saúde-UNIFESP –Baixada Santista.

GT- Psicologia Sócio Histórica e Contexto Brasileiro de Desigualdade Social - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP)

Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo - FAP

CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior

Conselho Regional de Psicologia-subsede: Baixada Santista e Vale do Ribeirao

RESUMO DO EVENTO

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) desde 1983 promove atividades que articulam pesquisadores e incrementam pesquisas com o objetivo geral de promover a congregação de programas de pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior para fomentar e estimular a formação de profissionais para pesquisa e pós-graduação em Psicologia, especificamente: propor e defender medidas de apoio e incentivo aos programas de seus associados; promover o intercâmbio e a cooperação entre os centros de pesquisa e seus pesquisadores; defender os interesses e promover o aperfeiçoamento de programas de pós-graduação em Psicologia no país; promover a divulgação dos trabalhos científicos em Psicologia produzidos no país, através da realização de congressos, seminários e reuniões; entre outros.

A ANPEPP se organiza por meio de mais e 50 grupos de trabalho (GT), entre eles o GT- Psicologia Sócio Historica e Contexto Brasileiro de Desigualdade Social (GT/PSOH). Este GT consolidado desde 2002, segundo o relatório da ultima reunião, no XIV Simpósio da ANPEPP, afirma “que está na gênese da proposta do GT/PSOH que a teoria sócio histórica representa uma possibilidade de a Psicologia analisar a desigualdade social como fenômeno material e social e também subjetivo e singular. Considerando que esse referencial tem produção significativa e diversificada no Brasil, o GT elege o  objetivo de unir esforços para ampliar a competência da Psicologia no trato das questões sociais, com destaque à atuação em políticas públicas, ONGs e movimentos sociais. Nosso GT realiza pesquisas em torno de questões que envolvem a opressão/servidão, saúde, objetivações artístico/estéticas, transformação social e sobre as principais categorias da teoria sócio-histórica”. Cabe destacar que a atual composição do GT contempla a representatividade regional e institucional. No momento conta com onze docentes de pós-graduação, de 10 instituições diferentes e de seis estados. Dentre as atividades propostas por este grupo destaca-se a organização de textos produzidos pelos pesquisadores deste GT, os quais discutem a “Psicologia Sócio Historica” em articulação com diversos temas e áreas do conhecimento, destacando saúde, trabalho, juventude, adolescência, história e arte.

O objetivo deste evento é promover uma maior aproximação entre o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e pesquisadores de outros Programas de Pós-graduação do Brasil e propiciar um espaço de discussão sobre os aspectos da relação entre saúde e interdisciplinaridade sob a abordagem da Psicologia Sócio Histórica.

Eixos temáticosAções interdisciplinares para grupos populacionais em  vulnerabilidade - Atuações da Psicologia para grupos populacionais em vulnerabilidade -Saude pública ( praticas em promoçao, prevençao e reabilitaçao)- Saúde mental-Psicologia social e comunitaria- Discriminação   e Exclusão social- Direitos Humanos - Intersetorialidade. Clique aqui!