PERÍODO: 26, 27 e 28 de maio de 2014.

LOCAL: Teatro Marcos Lindenberg - UNIFESP - SP

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BOAS VINDAS ! ! !

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Prezado(a) Congressista


É com enorme satisfação que estaremos, daqui a alguns dias, recebendo você para o evento 1º Congresso Nacional sobre o Atendimento ao Escolar em Tratamento de Saúde; 8º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar; 1º Simpósio Internacional de Psicomotricidade com Escolares em Hospitais e Ambulatórios, um importante evento da Educação e da Saúde no Brasil.

Fazemos questão que sua participação no evento seja bastante proveitosa e pedimos, desde já, sua compreensão por eventuais imprevistos. De toda forma, haverá uma equipe de apoio composta por estudantes (Comissão de Apoio) identificados com coletes vermelhos e verdes, oferecendo ajuda no que for necessário.

É importante salientar que no dia 26/05/14 (segunda-feira) a partir das 7:30 horas, no Espaço Cultural e Secretaria do Evento (Rua Botucatu, nº862), você deverá se credenciar e receber todo o material.

A fim de facilitar a movimentação e esclarecer a programação, os teatros e os anfiteatros serão representados por cores específicas. Estas estarão estampadas em um painel que se encontra no Espaço Cultural, contendo a programação do dia. Á frente deste painel, a equipe de apoio irá conduzi-lo para o teatro de sua escolha 15 minutos antes de cada apresentação, seja ela conferência, mesa-redonda ou oficina.

Para que você possa se planejar, enviamos a programação geral prevista até esta data. Naturalmente que um evento desta natureza poderá exigir alguns ajustes, assim, verifique no ato do credenciamento as possíveis alterações.

A abertura oficial será às 9:30 h no Teatro João Caetano localizado na Rua Borges Lagoa, nº 650, com capacidade de 430 lugares. Devido às atividades previstas não será permitido que o público ocupe as laterais do teatro. Entretanto, haverá transmissão simultânea para os teatros Marcos Lindenberg sito à Rua Botucatu, nº 862 com capacidade de 380 lugares e Boris Casoy sito à Rua Botucatu, nº 821 com capacidade de 180 lugares.

Seja bem-vindo(a)!

Atenciosamente

Comissão Organizadora

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ATENDIMENTO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE

Práticas Pedagógicas Subsidiando Políticas Públicas

A Unifesp através de seu Departamento de Pediatria, tem por missão integrar-se com a sociedade a fim de estimular e implementar cuidados com a saúde e o bem estar da criança e do adolescente, gerar conhecimentos , oferecer assistência integral à saúde, formar e capacitar pediatras e profissionais afins .

Em consonância com os objetivos institucionais o atendimento ao escolar no ambiente hospitalar acontece como estimulo ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde,  através de uma abordagem inclusiva que acolhe a diversidade e prepara o aluno para sua reintegração no Ensino Regular .

 

Legalmente amparada e reconhecida como recurso  que repercute positivamente na recuperação da saúde do aluno, as Classes Hospitalares e os Atendimentos Ambulatoriais tem por objetivo estimular a inclusão escolar e social por meio de uma proposta pedagógico-educacional que não abdica do lúdico como veículo importante na construção do conhecimento mas que também promove intervenções quando se observa  a defasagem idade-ano escolar, o baixo desempenho acadêmico e, mesmo, o fracasso ou evasão escolar.

 

1- APRESENTAÇÃO

Sabemos que o exercício dos direitos fundamentais à Educação e a Saúde constituem fatores essenciais no exercício da cidadania. No processo de escolarização da criança e do jovem em tratamento de saúde ambos os campos do conhecimento  necessitam de uma abordagem interdisciplinar. Para que isto ocorra faz-se necessário a criação de políticas públicas que possibilitem uma ação profissional comprometida com o atendimento a nossa população por meio de um conjunto articulado de serviços especializados através dos quais os profissionais que nela atuam fortaleçam parcerias e ofereçam ao escolar em tratamento recursos para a readaptação tanto escolar quanto social.

É sob esta perspectiva que o Evento propõe-se a abordar temas como a formação dos profissionais, atualização técnica e científica mediante a reflexão de ações que buscam compreender as características próprias do escolar em diferentes situações de tratamentos de saúde, sempre objetivando o seu  desenvolvimento global respeitando , diferenças, possibilidades e  limitações específicas.

 

O objetivo de refletir e discutir sobre recursos  e  apoio ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde, materializou-se na correlata compreensão do corpo como cenário do sentir e do saber e a Psicomotricidade como apoio a superação das dificuldades social e escolar assim como na ressignificação do trauma causado pela dor e pelos tratamentos de saúde muitas vezes invasivos.


PÚBLICO ALVO

O evento é destinado aos profissionais, pesquisadores, técnicos e estudantes das áreas  da Educação , da Saúde e demais áreas do conhecimento que estejam relacionadas com os processos de desenvolvimento e de aprendizagem do escolar que esteja hospitalizado, em tratamento domiciliar ou ambulatorial.


PARTICIPAÇÃO

A participação ocorrerá de duas formas:

- Participação como ouvinte sem apresentação de trabalhos

- Participação com apresentação de trabalhos


2-METODOLOGIA

As atividades desenvolvidas consistem em Conferências, Mesas Redondas seguidas de Debates, Comunicações Orais, Pôsteres Comentados e, Exposição de Trabalhos. No item TRABALHOS encontram-se as normas para a apresentação das atividades.


-EIXOS TEMÁTICOS

EIXO TEMÁTICO 1/ POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO REGULAR

Objetivo: reunir pesquisas e discussões relacionadas aos pressupostos históricos, políticos, sociais e organizacionais que orientam as instituições de saúde e os sistemas educacionais considerando as concepções, teorias e os instrumentos legais que referenciam o atendimento educacional realizado com crianças e jovens em tratamento de saúde e novas proposições para a melhoria do ensino visando a elaboração e implementação de políticas e projetos educacionais específicos.

EIXO TEMÁTICO 2/ AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E ADAPTAÇÃO CURRICULAR: NOVOS CENÁRIOS, NOVAS LINGUAGENS.

Objetivo: promover reflexão sobre as demandas necessárias para que os alunos em situação de doenças principalmente crônicas e de longa duração possam participar das atividades acadêmicas propostas para os demais alunos do Ensino Regular mesmo à distância, a fim de que posteriormente possam retornar à rotina da escola regular..

Incentiva-se também apresentação de propostas e perspectivas que permitam avançar para a interconexão do desenvolvimento da inovação curricular através dos recursos da Educação a Distância (EAD), da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem AVAs) que promovam o intercâmbio entre o escolar em tratamento de saúde e a sua escola de origem.

EIXO TEMÁTICO 3 / FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DIFERENTES AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Neste eixo concentram-se relatos de experiências e pesquisas que abordam as questões identificatórias que caracterizam o profissional da educação que atua no atendimento ao escolar em tratamento de saúde

Será abordada a questão segundo a apresentação de programas de formação inicial e continuada dos professores, mudanças e transformações necessárias nos currículos para subsidiar o profissional da educação no trabalho em equipes de caráter inter, multi e transdisciplinares, assim como prepará-lo para a atuação com crianças enfermas nos diferentes contextos de aprendizagem como hospital, ambulatório, casas de apoio e atendimento domiciliar.

EIXO TEMÁTICO 4/ EDUCAÇÃO E SAÚDE: INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL DO ALUNO COM DOENÇAS CRÔNICAS

Congrega pesquisas relacionadas aos desafios que a educação escolar enfrenta ao atender às necessidades educacionais especiais dos escolares em tratamento de saúde em consonância com os princípios de inclusão escolar segundo o que propõe a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Também  refere-se às diretrizes legais que  organizam os sistemas escolares nas diferentes unidades de ensino criando-se assim a oportunidade de discutir tais questões à luz de diferentes contextos educacionais e contribuindo de forma contundente para o avanço do conhecimento na área da educação regular e especial.

EIXO TEMÁTICO 5/ PSICOMOTRICIDADE COMO APOIO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE

Discute estratégias que abordem a Psicomotricidade como instrumento de apoio ao processo de desenvolvimento global de escolares em tratamento de saúde, tendo em vista as intervenções direcionadas a contribuir no desempenho das atividades de leitura e escrita, fortalecimento das funções psicocorporais e superação das adversidades advindas da hospitalização e das dificuldades de aprendizagem.

 

Palestrantes Convidados já Confirmados:

Prof. Dr. Vitor da Fonseca – Portugal

Prof. Dr. Gérard Hermant- ISRP - França

Profa. Dra Maria Teresa Ëgler Mantoan

Prof. Dr. Fernando Lefevre

Profa. Dra  Eneida Simões

Prof. Dr. Lino de Macedo

 

APOIO: