Programas e projetos 2010

Campus Baixada Santista

1) Programa: Ações na comunidade: autonomia e saúde

Resumo: Visa desenvolver ações em parceria com organizações e movimentos populares de comunidades da Baixada Santista com o objetivo de contribuir para ampliar a autonomia, a auto-gestão de coletivos e a produção de saúde. O programa, articulado com as diretrizes de formação interprofissional do projeto politico pedagógico do Campus Baixada Santista, busca oferecer um espaço de vivência e atuação integrada de alunos e docentes dos cinco cursos de graduação: educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Coordenador: Angela Aparecida Capozzolo

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2) Projeto: Promoção da Saúde de Crianças da Escola de Futebol "Parceiros da Bola" e suas Famílias

Resumo: O presente projeto está inserido no Programa de Extensão "Ações na Comunidade", realizado no município de Santos. Tem por objetivo a promoção da saúde das crianças matriculadas na escola de futebol "Parceiros da Bola", um projeto social realizado pela Associação Pró-Melhoramentos do Dique da Vila Gilda, através de atividades educativas e de práticas específicas dos cinco cursos de graduação do Campos Baixada Santista da UNIFESP: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. As atividades que serão realizadas envolvem a avaliação do estado nutricional e das condições físicas para a prática do esporte e a realização oficinas educativas sobre nutrição, atividade física e saúde. As oficinas terão como público alvo as crianças, seus pais e os treinadores e responsáveis pela escola de futebol. A fase anterior do projeto foi de diagnóstico das necessidades e prioridades entre os projetos e possibilidades de ação e envolveu visitas e reuniões com as lideranças comunitárias. Decidiu-se iniciar o trabalho com a realização de uma série de oficinas com as crianças e seus pais, sobre diversos temas relacionados a um conceito ampliado de saúde, realizadas no âmbito do projeto Dique da Vila Gilda. O presente projeto prevê a continuidade da série de oficinas, aprofundando práticas específicas dos cursos. O Dique da Vila Gilda abriga a maior favela de Santos, com uma população estimada de 20.000 pessoas, com grande parte delas vivendo em palafitas sobre o Rio Bugre, sem acesso a saneamento e infra-estrutura básica. Neste local, portanto, há um número significativo de pessoas vivendo em situação de risco e vulnerabilidade social, onde a presença do Estado e das políticas governamentais são pouco expressivas para garantir condições adequadas de saúde. Nesse contexto se insere o projeto da escola de futebol, com o objetivo de possibilitar às crianças moradoras dessa região, atividades de treinamento esportivo e e socialização.

Coordenador: Paula Andrea Martins

Área Temática: Saúde

Contato:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. /O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

3) Programa: Arte e Saúde

Resumo: O Programa articula duas diferentes esferas de produção de conhecimento e sensibilidades: a arte e as ciências da saúde. Considera que o campo da arte tem importantes contribuições para a problematização de concepções e objetos da área da saúde, além de recursos utilizáveis extra-muros, o que tende a favorecer uma visão crítica e ampliada do processo saúde/doença/cuidado. Nessa perspectiva, desenvolve projetos que estimulam o encontro e a experiência com saberes diversos, obras e fazeres artísticos.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Jaquelina Maria Imbrizi

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

4) Projeto: Laboratório de Sensibilidades

Resumo: O Projeto Laboratório de Sensibilidades é a organização de um espaço para a realização de atividades expressivas através de materiais de modelagem, pintura, som, fotografia, filmagem, com os objetivos de oferecer contato com obras/reproduções de artes plásticas, artesanato, literatura e música de diferentes âmbitos da cultura e universos simbólicos; realizar a experimentação de dinâmicas de sensibilização e proporcionar um contexto favorável aos estudantes, professores e técnicos para a elaboração de sínteses integrativas de conteúdos e práticas acadêmicas a que estão sendo expostos.

Coordenador: Sidnei Jose Casetto

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5) Projeto: Inteligência coletiva – Clube dos Saberes

Resumo: O Clube dos Saberes é uma rede de relações com o fim de promover o crescimento humano em seu sentido o mais amplo possível das pessoas ligadas a UNIFESP baseando-se em algo que lhes é radicalmente transversal, independente de status social, acadêmico, posição institucional: os conhecimentos e as experiências pessoais.

Coordenador: SIDNEI JOSE CASETTO

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

6) Projeto: Literatura Clínica - Intervenções

Resumo: Um dos principais veículos de captação e expressão da experiência humana em sua diversidade e sutileza parece ser a literatura. Freqüentemente ela é melhor sucedida do que as teorias científicas na tarefa de detectar e descrever processos subjetivos, ao menos em seu aspecto fenomênico. Esta característica já faria dela uma área de interesse para o clínico da área de saúde, qualquer que fosse a sua formação específica. Mas ela é mais do que fonte de informação e conhecimento sobre o homem e sua cultura; é também um meio de convocar e tecer a trama afetiva do leitor, pela exposição de sentidos a que lhe expõe, tornando-se, ela própria, uma experiência. Desse modo, o estímulo ao contato de futuros profissionais de saúde com textos literários favoreceria, seja a ampliação de sua sensibilidade nas relações humanas, seja a ampliação de seu instrumental simbólico para lidar com o impacto produzido por esta maior sensibilidade.

Coordenador: ALEXANDRE DE OLIVEIRA HENZ

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

7) Projeto: Cinema e Saúde – Ciclo Almodóvar

Resumo: Busca-se, nesses encontros, criar um espaço para compartilhar as impressões, sensações e percepções produzidas nos participantes. A hipótese é que o cinema almodovariano abriria a sensibilidade para a variedade de estilos de vida que não se fecham em pré-definições. Nessesentido, pode coadunar-se com uma concepção de saúde como abertura ao risco: que não se interessa só pela freqüência e estabilidade de um determinado comportamento, mas sim, que inclui a variabilidade das alternativas experimentadas pelos sujeitos para driblar o sofrimento e enfrentar, com certa margem de segurança, os riscos. Essa concepção pode favorecer uma prática profissional em saúde que sinalize para: (...) um novo modo, mais solidário (...), de conviver com condutas consideradas perigosas (Caponi, 2003, p.77).

Coordenador: Jaquelina Maria Imbrizi

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

8) Projeto: Avaliação e Orientação para a Estimulação do Desenvolvimento Infantil

Resumo: As experiências vividas ao longo dos primeiros anos de vida de uma criança são fatores determinantes no processo de construção/formação do indivíduo. A carência ou inadequação dos estímulos nessa fase torna-se um importante fator de risco ao desenvolvimento infantil, podendo vir a ocasionar atrasos irreversíveis. A avaliação e orientação para a estimulação infantil constituem-se em procedimentos importantes para favorecer o desenvolvimento da criança hospitalizada, a fim de minimizar os impactos causados por condições adversas ao nascimento e às condições de saúde-doença. O objetivo deste projeto é implantar um espaço permanente de treinamento materno para estimulação do desenvolvimento infantil de bebês prematuros. O serviço implantado no Setor de Pediatria da Santa Casa da Misericórdia de Santos atende mães de bebês prematuros. A mãe é consultada quanto ao interesse em participar do projeto. Em um único encontro, com duração aproximada de 30 minutos, a mãe é questionada sobre o conhecimento do desenvolvimento infantil e a importância da estimulação. Um folheto ilustrativo com os principais marcos do desenvolvimento infantil é utilizado para nortear as orientações. Os comentários de cada mãe são registrados em diário de campo, assim como a quantidade de mães atendidas.

Coordenador: Rosana Aparecida Salvador Rossit

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

9) Projeto: Educação Permanente de Nutricionistas, Merendeiras e Conselheiros: Formação no Âmbito do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição Escolar

Resumo: Este projeto inscreve no contexto da parceira FNDE/PNAE e UNIFESP/Campus Baixada Santista, que tem no Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar - Sudeste (CECANE-SE) uma materialidade fundamental. Criado em 2006 e inaugurado em abril de 2007, o CECANE tem, no conjunto da rede entres os Centros Colaboradores, um papel estratégico na consolidação do PNAE como uma política de Estado. Dentre as linhas de ação desencadeadas pelo CECANE-SE, está o desenvolvimento e avaliação de uma proposta de formação para os agentes do PNAE (nutricionistas, merendeiras e conselheiros) que esteja coadunada com a perspectiva da educação permanente. É neste contexto que este projeto assume como objetivo geral elaborar, executar e avaliar uma propsota de formação no âmbito do PNAE, na região da Baixada Santista.

Coordenador: Sylvia Helena Souza da Silva Batista

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

10) Projeto: Saúde no Centro

Resumo: Estima-se em aproximadamente 15.000 o número de moradores em cortiços na região do Centro de Santos, grande parte em condições de vulnerabilidade social e de saúde. Este projeto destina-se à realização de ações de saúde junto a essa população, em parcerias com organizações locais, como a Associação dos Cortiços do Centro (A.C.C.). Tais ações são estruturadas com o aporte de cinco áreas: educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional numa perspectiva integrada, com os objetivos de apoiar os esforços dos moradores da região pela melhoria de suas condições de vida e desenvolver tecnologias de intervenção em saúde negociadas a partir dos saberes dos envolvidos.

Coordenador: Sidnei Jose Casetto

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

11) Projeto Bem Viver na Melhor Idade

Resumo: Este projeto pretende ofertar atividades nas áreas do conhecimento implementadas no Campus Baixada Santista da UNIFESP, planejadas especificamente para um grupo de mulheres com mais de 50 anos, participantes de um projeto realizado no Centro Comunitário Casa João Paulo II, na área central do município de Santos. A escolha deste público ocorreu devido ao interesse comum de um grupo de professores e alunos, em trabalhar com este segmento populacional, cujos levantamentos apontam que a cada ano cresce em números absolutos e relativos no país e destacadamente neste município. Reforçamos também a idéia do desenvolvimento de ações universitárias na região do centro de Santos, tendo como perspectiva, a aproximação com a comunidade residente no entorno da futura sede própria da UNIFESP/CBS. Soma-se ainda, a observação de que a população desta região da cidade, especialmente na faixa etária de interesse, é carente de orientação e alguns cuidados específicos ligados à saúde e ao convívio social, entre outros. Além da experiência prática de elaboração, desenvolvimento e avaliação de ações comunitárias para alunos e professores da UNIFESP, espera-se também com esta intervenção, que as participantes apresentem melhora da socialização, da auto-estima e da autonomia, com conseqüente melhora da qualidade de vida.

Coordenador: Sionaldo Eduardo Ferreira

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

12) Projeto: Qualidade de vida a mulheres obesas idosas

Resumo: A obesidade é atualmente no Brasil e no mundo um problema de ordem epidemiológica sendo a incidência de sobrepeso e obesidade na população adulta brasileira aproximadamente de 45%. Além disso, assim como a obesidade, o processo de envelhecimento do ser humano tem sido foco de atenção crescente por parte de cientistas em todo o mundo, sendo previsto que no Brasil em 2025, 15% da população (34 milhões) terá acima de 60 anos de idade. O exercício tem sido um recurso amplamente utilizado para prevenção e controle destas situações fisiológicas sendo a prática de atividades pré-desportivas uma das possibilidades podendo propiciar benefícios e alterações na composição corporal, variáveis do perfil lipídico no plasma e qualidade de vida dos praticantes. Assim, o presente projeto tem como objetivo propiciar qualidade de vida e saúde à mulheres obesas acima de 60 anos de idade por meio de prática regular de jogos pré-desportivos realizados três vezes por semana associado a orientação nutricional e psicológica.

Coordenador: Ricardo Luis Fernandes Guerra

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

13) Projeto: Serviço de Atendimento em Demência (SADe)

Resumo: O projeto integra ações de alunos, profissionais e uma docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional do Campus Baixada Santista, promovendo a estimulação cognitiva funcional de idosos com demência e ações educativas de orientação e suporte para as dificuldades do cotidiano de seus cuidadores/familiares.

Coordenador: Marcia Maria Pires Camargo Novelli

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

14) Projeto: Saúde em Movimento

Resumo: Este projeto tem como objetivo geral o acompanhamento e a promoção do desenvolvimento físico-motor, nutricional e de alguns aspectos psicológicos de um grupo de crianças residentes predominantemente em cortiços, na região do centro de Santos. Para tanto, propõe-se a realizar avaliações da capacidade física, motora e do crescimento, posturais, do estado nutricional e da imagem corporal e, com base nessas informações, realizar oficinas e ações periódicas de promoção de saúde em grupo.

Coordenador: Ricardo Luís Fernandes Guerra

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

15) Projeto "Era Uma Vez..." - Implantação de um serviço de Terapia Ocupacional na Pediatria da Santa Casa de Santos "

Resumo: Esse projeto tem como objetivo criar um espaço alternativo no ambiente hospitalar para o desenvolvimento de atividades lúdicas às crianças e seus acompanhantes na enfermaria pediátrica da Santa Casa de Santos. A situação de doença e hospitalização da criança e seu acompanhante provocam tristeza e sofrimento em relação ao afastamento temporário da vida familiar e cotidiana, decorrentes dos tratamentos e experiências, nem sempre prazerosas, vivenciadas no ambiente hospitalar. Com uma proposta de humanização desse ambiente, diversas atividades lúdicas estão sendo selecionadas e desenvolvidas, no sentido de proporcionar momentos de descontração e divertimento à criança hospitalizada e seu acompanhante, na tentativa de desviar a atenção dos aspectos relacionados à doença e ao sofrimento físico e emocional, para uma situação mais agradável e interessante, oferecendo a oportunidade de se envolverem em atividades lúdicas para melhorar a qualidade de vida durante algumas horas do período de internação.

Coordenador: Rosana Aparecida Salvador Rossit

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

16) Educação Inclusiva: Integrando Atenção Interdisciplinar Em Saúde No Atendimento Educacional Especializada

Resumo: O presente projeto tem por objetivo a implementação de ações que visem intensificar a integração das áreas de Saúde e Educação com a finalidade de promover a Educação Inclusiva no município de Santos. Partindo da hipótese de que a articulação entre as áreas da Saúde e da Educação pode contribuir para novas ações que favoreçam a inclusão escolar, ampliando as possibilidades de melhor qualidade de vida a crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, o modelo de atenção a ser implantado neste projeto terá como referências as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Educação quanto à Educação Inclusiva, servindo tanto para oferta e qualificação da atenção especializada quanto para a formação da comunidade escolar e dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ¿ Campus Baixada Santista. A partir do projeto político-pedagógico do campus Baixada Santista da UNIFESP, sobretudo no que toca à formação interdisciplinar, e das modalidades de formação profissional nele oferecidas, o projeto será desenvolvido em três etapas: 1) Diagnóstico Situacional, com mapeamento de experiências brasileiras bem-sucedidas em Educação Inclusiva e levantamento de demandas concernentes a essa área provenientes de três escolas de Santos, S.P.; 2) Qualificação Profissional, com elaboração conjunta e realização de um programa de formação para educadores a partir de metodologia problematizadora e 3) Elaboração e realização de um programa piloto de atendimento educacional especializado, com a estruturação de um Centro de Referência em Educação Inclusiva em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Santos. Objetiva-se, assim, articular pesquisa, ensino e extensão universitária com aprimoramento de uma política pública em educação inclusiva no município, com vistas à promoção de inclusão escolar e social.

Coordenador: Carla Cilene Baptista da Silva

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

17) Programa: Quiosque da Saúde UNIFESP- PMS

Resumo: O Quiosque da Saúde UNIFESP-PMS é uma iniciativa pioneira de professores e alunos da UNIFESP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos (PMS), com o objetivo de ofertar à comunidade de Santos-SP e região, um serviço multiprofissional de atenção à saúde, pelo desenvolvimento de diferentes atividades no âmbito das áreas do conhecimento desenvolvidas na UNIFESP/CBS. Tem como objetivo incentivar e instrumentalizar a população na prática cotidiana de hábitos para um estilo de vida mais saudável, impulsionando, desta forma, as estratégias de prevenção, promoção e reabilitação da saúde já desenvolvidas no Município de Santos, com o diferencial de uma intervenção multiprofissional. Pretende-se implementar o Quiosque da Saúde UNIFESP-PMS¿ na forma de um Programa de Extensão Universitária da UNIFESP/CBS, agregando, no âmbito geral de suas atividades, projetos com diferentes propostas de atenção à comunidade, desde orientações mais simples através de campanhas sobre prevenção de doenças, até intervenções mais complexas como o diagnóstico e acompanhamento de indivíduos com erros inatos do metabolismo. O programa propõe o desenvolvimento de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo as relações interinstitucionais entre a UNIFESP e a PMS, assim como destas com a comunidade. Além dos benefícios diretos à população atendida nos diferentes projetos, atividades e campanhas, vislumbra-se também a criação de um cenário de atuação multiprofissional na formação acadêmica oferecida pela UNIFESP e o desenvolvimento de um sistema de Banco de Dados que permitirá a realização de estudos longitudinais, prestando-se ainda como ferramenta de suporte para o planejamento de ações públicas de intervenção na área da saúde.

Coordenador: Sionaldo Eduardo Ferreira

Área Temática: Saúde, Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

18) Projeto: Ações Interdisciplinares No Quiosque Da Saúde

Resumo: O projeto tem por objetivo a promoção da saúde e da qualidade de vida de indivíduos que praticam atividades físicas, por meio de atividades educativas e de práticas específicas de cursos de graduação do Campus Baixada Santista da UNIFESP: Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. O público alvo do projeto será composto, inicialmente, de adultos e idosos que praticam atividades físicas da região da orla. As atividades planejadas incluem dinâmicas de grupo, oficinas e atendimentos individuais, tendo como temas centrais a promoção da alimentação saudável, do estado nutricional adequado e a prática segura de atividades físicas e esportivas.

Coordenador: Paula Andrea Martins

Área Temática: Saúde, Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

19) Projeto: Acompanhamento e intervenção fisioterapêutica de bebês nascidos prematuramente

Resumo: Pensando no bebê como um indivíduo inserido em um contexto social, muitas vezes de pobreza e pais sem instrução, torna-se necessário que o fisioterapeuta seja capaz de intervir não somente no bebê, mas também em sua família, com o propósito de alterar o ambiente para que este seja favorável ao desenvolvimento desse bebê. Por isso, é importante a existência de serviços de acompanhamento de bebês de risco, como os pré-termo. Dessa forma, o presente projeto de extensão tem como propósito desenvolver um trabalho social, de acompanhamento de bebês pré-termo, e acadêmico, de oferecer ao estudante de fisioterapia a oportunidade de vivenciar o atendimento nesse contexto específico. Participarão deste projeto bebês de ambos os gêneros, nascidos prematuramente, considerados de risco para alterações no desenvolvimento neurológico, sensorial, motor e respiratório, com idade igual ou inferior a 2 ano de vida. Os bebês serão encaminhados pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Os bebês deverão ser inicialmente avaliados pela Alberta Infant Motor Scale AIMS (Pipper; Darrah, 1994) com o propósito de verificar se eles apresentam atraso no desenvolvimento motor e também serão submetidos a avaliação cardiorrespiratória. Essas avaliações, que acontecerão mensalmente, servirão como parâmetro para acompanhar a evolução motora e respiratória desses bebês. Caso seja detectado algum tipo de alteração, será oferecido, semanalmente, atendimento fisioterapeutico especializado ao bebê, além de orientações aos pais/responsáveis.

Coordenador: Raquel de Paula Carvalho

Área Temática: Saúde, Direitos Humanos

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

20) Projeto: Participação e redes sociais na região noroeste Santos

Resumo: Pretende-se a partir da identificação das redes sociais criar fórum para incentivar as discussões de linhas promotoras de saúde. Este projeto articula-se com outras iniciativas de extensão e formação que vem ocorrendo na região noroeste de Santos.Pretende contribuir para o aprofundamento da temática da participação e redes sociais em contexto de vulnerabilidade, onde espera-se, a partir do levantamento e análise da relação entre as lideranças locais, criar oportunidades e estratégias de melhoria das condições de vida e saúde.

Coordenador: Rosilda Mendes

Área Temática: Saúde, Meio Ambiente

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

21) Projeto: Projeto de Extensão nos morros Vila Progresso e Santa Maria: potencialização da capacidade de ação dos agentes comunitários de saúde

Resumo: Formação dos Agentes Comunitários de Saúde do PSF visando a elaboração de vivências no trabalho com a comunidade e serviços de saúde.

Coordenador: Carlos Roberto de Castro e Silva

Área Temática: Saúde e Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

22) Projeto: Padaria Comunitária

Resumo: Existem diversas evidências científicas de que uma alimentação saudável deve incluir habitualmente grãos integrais como, por exemplo, o pão integral, no entanto, os preços de tais produtos no mercado tornam essa recomendação bastante difícil de ser atingida nas camadas mais pobres da população. O Projeto Padaria Comunitária nasceu do desejo de um grupo de docentes e alunos, ao conhecer uma região pobre de recursos financeiros, e ao mesmo tempo rica em potencial humano, de atuar por meio de atividades acadêmicas, para a melhoria das condições de saúde e vida da população. Pretende-se que a padaria seja um empreendimento de economia solidária, na medida em que espera-se que pratiquem preços mais justos dos alimentos. Desta forma o empreendimento tem duas questões centrais: acesso à alimentos saudáveis e geração de renda para a população. As atividades já realizadas constituíram uma fase inicial do projeto, na qual foi possível aproximação maior com a comunidade e melhor identificação de suas necessidades. O presente projeto pretende a consolidação das ações iniciadas, com o apoio técnico à constituição da padaria.

Coordenadora: Paula Andrea Martins

Área Temática: Saúde

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

23) Projeto: X- 9: Memória, Território e Produção do Cuidado

Resumo: Este projeto pretende criar mais uma oportunidade de ensino-aprendizagem, onde professores e alunos se relacionam de modo orgânico com entidades da sociedade civil da cidade de Santos. Visa potencializar a participação cotidiana dos cidadãos na gestão local e no controle das condições que podem interferir na sua saúde e da coletividade onde vivem e trabalham. É necessário que os sujeitos se apoderem do território, o que implica um processo de identificação com os diferentes lugares, suas particularidades históricas e políticas, possibilitando assim uma participação mais efetiva. É, portanto, o espaço de aprendizado e produção de cuidado e cidadania. Para tanto, o cenário será o Grêmio Recreativo Escola de Samba X-9, no município de Santos, SP.

Área Temática: Saúde

Contato: Mauricio Lourenção Garcia

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

24) Projeto: Cartografias femininas: ações territoriais junto as mulheres da Zona Noroeste- Santos

Resumo: Este projeto pretende criar mais uma oportunidade de ensino-aprendizagem, onde professores e alunos se relacionam com indivíduos do sexo feminino por meio de intervenção interdisciplinar e criação de um grupo de mulheres na Unidade Básica Rádio Clube ¿ Região Noroeste de Santos. Visa a potencializar a participação cotidiana das mulheres na gestão local e no controle das condições que podem interferir na sua saúde e da coletividade onde vivem e trabalham. O quadro geral da saúde no país e a territorização e circulação das mulheres nos serviços de saúde, colocam este espaço como lócus privilegiado para a implantação de estratégias de rastreamento e intervenção com inclusão social.

Área Temática: Saúde

Contato: Flávia Liberman

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

25) Projeto: Escola de Coluna em Pacientes com Lombalgia Crônica

Resumo: Os pacientes serão encaminhados do setor de Coluna Vertebral da Santa Casa de Santos para o Laboratório de Exercícios Terapêuticos na Unidade I - Ana Costa da Universidade Federal de São Paulo. Esses pacientes participarão de um grupo educacional sobre dor nas costas. Serão orientados sobre a anatomia da coluna, doenças mais frequentes da coluna, proteção articular, aspectos nutricionais e psicológicos. Serão 7 encontros com o grupo de pacientes com os profissionais envolvidos: Fisioterapeutas,Terapeuta Ocupacional, Nutricionista e Psicologia.

Área Temática: Saúde

Contato: Império Lombardi Júnior

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

26) Projeto: Avaliação e intervenção interdisciplinar em idosos praticantes de atividade física na cidade de Santos

Resumo: Os cursos de graduação do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo se compromete com uma ¿formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando o aluno a atuar em todos os níveis de atenção a saúde, com base no rigor científico e intelectual¿. Nesse sentido, prioriza a adoção de metodologias problematizadoras para o ensino, a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação, o estímulo a uma postura ativa do aluno na construção do conhecimento.Atualmente, os alunos dos cursos da Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo participam, a partir do segundo ano, de módulos ligados à comunidade na zona noroeste, desenvolvendo atividades de trabalho em saúde. Esta região abrange uma parte da população carente do município de Santos. Sendo assim, é de interesse da comunidade e dos cursos Unifesp-BS o funcionamento de um serviço de detecção e intervenção precoce nas alterações funcionais do idoso, de forma a garantir o acompanhamento dessa população específica e propiciar experiência aos alunos da Unifesp-BS nesse tipo de atendimento. Esperamos que a concretização desse projeto de extensão pudesse ser a base para a criação de uma linha de pesquisa em gerontologia, englobando as subáreas de fisioterapia (cardiorrespiratória, motora e uroginecológica), nutrição e educação física, preparando os alunos com visão generalista e integral do atendimento ao idoso. Inicialmente, o propósito é detectar as possíveis alterações relacionadas ao idoso e encaminhar esses indivíduos para atendimento e orientações especializadas. Esperamos que, com a criação da clínica-escola da Unifesp-BS, esse projeto possa ser ampliado. Além de se firmar como um campo de prática para os alunos de graduação, essa linha de pesquisa permitirá, a princípio, a inserção de alunos de iniciação científica e posteriormente de mestrado e doutorado interessados nesse tema.

Área Temática: Saúde

Contato: Milena Carlos Vidotto Crescentini

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

27) Projeto: Acompanhamento e intervenção fisioterapêutica de pacientes com acometimentos da coluna vertebral

Resumo: As alterações que acometem a coluna vertebral representam a queixa musculoesquelética mais freqüente, seguida apenas pelas afecções cardiovasculares. Quando acompanhada de dor e dificuldade respiratória, promovem limitações freqüentes que dificultam a produtividade no trabalho, a prática de atividades físicas, o convívio social e a realização de atividades da vida diária. A importância da fisioterapia é de prestar assistência à população, por meio de orientações e condutas fisioterapêuticas específicas, na prevenção e tratamento destes acometimentos. Promovendo melhora na qualidade de vida e redução dos gastos públicos.Dessa forma, o presente projeto de extensão tem como propósito desenvolver um trabalho social, de acompanhamento de pacientes com acometimentos da coluna vertebral, e acadêmico, de oferecer ao estudante de fisioterapia a oportunidade de vivenciar o atendimento nesse contexto específico.

Área Temática: Saúde

Contato: Liu Chiao Yi Inoue

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

28) Projeto: Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social

Resumo: Este projeto de extensão Busca construir um processo de formação, a partir do referencial teórico-metodológico da educação popular freiriana, na perspectiva de alterar os modos de (re)produção da vida social dos sujeitos envolvidos (discentes, técnicos, lideranças e educandos - jovens e adultos); gerando uma postura autônoma e reflexiva nos mesmos, o seu engajamento em processos coletivos de organização popular, a busca permanente por novos conhecimentos e o envolvimento /realização de outros processos formativos dessa natureza. A proposta está articulada com o ensino e pesquisa realizado na Unifesp - BS, que possui entre os eixos constituintes do seu projeto-pedagógico a interdisciplinaridade e o ser social e sua inserção social. Ações (articuladas) estruturadoras do projeto: 1. Formação de educadores populares na perspectiva freiriana: realização de um processo formativo (40 horas iniciais e 40 de acompanhamento ao longo da atuação) sobre a concepção e metodologia, inclusive para alfabetização de Jovens e Adultos, envolvendo discentes da Unifesp e líderes comunitários - Santos, que atuarão como educadores das ações 2 e 3; 2. Alfabetização de jovens e adultos, a partir do referencial teórico- metodológico de Paulo Freire; 3. Realização de atividades formativas com adolescentes e jovens, abordando temáticas referentes a juventude, cultura e participação popular.

Coordenador: Raiane Patrícia Severino Assumpção

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

29) Projeto: Programa de Exercícios Físicos Moderados para o Controle da Pressão Arterial e da Glicemia de Freqüentadores da Orla de Santos

Resumo: O projeto tem por objetivo propiciar aos freqüentadores da orla de Santos um conjunto de ações que contribua para a incorporação de um estilo de vida fisicamente ativo e que colabore com controle da pressão arterial e da glicemia. Inicialmente, em parceria com o programa ¿Quiosque da Saúde¿, será realizada uma campanha na orla de Santos visando identificar pessoas com alterações pressóricas e glicêmicas. Após a identificação, as pessoas serão convidadas a participar de um grupo que discutirá a importância da prática de exercícios físicos regulares para melhorar a qualidade de vida e para o controle do diabetes e da hipertensão. Além disso, o grupo realizará exercícios físicos moderados durante uma hora por dia, três vezes por semana durante doze meses, sob supervisão de alunos e docentes do curso de Educação Física da UNIFESP-Santos. Glicemia e pressão arterial serão mensuradas periodicamente no sentido direcionar as estratégias de intervenção. No mesmo sentido, serão realizadas também avaliações antropométricas, bioquímicas, testes de flexibilidade, de força e resistência muscular. Os dados obtidos serão avaliados quantitativamente (ANOVA, p<0,05). Serão efetuadas também avaliações qualitativas por meio de questionários, observações e relatos de experiências. Espera-se com esse projeto de extensão (em parceria com o programa ¿Quiosque da Saúde¿) viabilizar intervenções multiprofissionais e interdisciplinares que contribuam para o controle da glicemia e da pressão arterial, bem como para melhorar a qualidade de vida dos freqüentadores da orla de Santos.

Coordenador: Ricardo José Gomes

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

30) Projeto: Saberes e Sabores: a Ciência dos Alimentos Contribuindo para o Trabalho em Saúde

Resumo: Este projeto pretende realizar atividades interdisciplinares englobando a Ciência dos Alimentos e o Trabalho em Saúde, voltadas à atenção básica em saúde da região Noroeste de Santos, onde docentes e discentes interagem com usuários do serviço em ações que envolvem alimentação e nutrição. Atividades relacionadas à rotulagem, conservação e aproveitamento de alimentos serão organizadas por meio de oficinas culinárias compondo o método educativo para a promoção da alimentação saudável, bem como valorizando a memória e o saber popular sobre o comer e potencializando a autonomia e participação cotidiana dos indivíduos em suas escolhas alimentares e de saúde. O panorama epidemiológico nacional atual - caracterizado pelo predomínio de doenças e agravos crônicos não transmissíveis - no qual a alimentação constitui fator de risco/proteção importante e as características de elevada vulnerabilidade social e de saúde da região Noroeste de Santos evidenciam a atenção primária à saúde como lugar privilegiado para a implantação de estratégias voltadas ao alcance do direito humano à alimentação adequada.

Coordenador: Maria Fernanda Petroli Frutuoso

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

31) Projeto: A Ação Como Precursora do Pensamento no Humano: Inventário de Potência e Oficina da Ação

Resumo: A natureza acadêmica deste projeto está baseada em atividades de extensão com alunos do curso de Terapia Ocupacional, sendo estas atividades referentes a práticas de saúde mental que serão oferecidas à comunidade dos usuários da rede de Saúde Mental do Município de Santos. Este projeto oferece oportunidade de aprendizagem dos conceitos e teorias articulados no módulo de ensino ¿A Ação como precursora do pensamento no humano¿ do curso de Terapia Ocupacional em ações práticas na comunidade. Neste processo de ensino e extensão abordamos a questão do cotidiano e suas cadeias operatórias como constituintes do bem estar do sujeito no seu território.

Coordenador: Fernanda Cristina Marquetti

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

32) Projeto: Observatorio Santista do Trabalho e Saude

Resumo: Este projeto prevê a criaçao de um portal internet e um grupo de pesquisa e vigilância sobre o tema do trabalho e saude. O trabalho dos alunos e professores envolvidos seria de coletar e organizar informaçoes sobre o tema e pensar como distribui-las nas paginas de um portal internet de modo a que este seja um veiculo de difusao de conhecimentos para a populaçao de trabalhadores, desempregados e aposentados da baixada santista. As infrimaçoes serão de cunho acadêmico, legislativo, testemunhal, estatistico, juridico e deverão ser tratadas de modo a que possam ser assimiladas por classes populares de trabalhadores.

Coordenador: Laura Camara Lima

Área Temática: Trabalho

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

33) Projeto: O Terreiro Lá de Casa - tem pequi, cuxá, pao de queijo, jambu...tem congada, boi-bumbá, maracatu...

Resumo: O projeto partiu de duas vertentes: a primeira delas da necessidade de ampliar a recepção do estudantes migrante da Unifespe vindos de diversos cantos do país - além de outras cidades paulistas - a segunda por descobrirmos, através da inserção dos estágios de graduação no morro do Monte Serrat, que 70% das 300 famílias cadastradas pelos Agentes Comunitários de Saúde têm origem no Ceará. Acreditamos que as transformações da vida urbana e a dificuldade de domínio dos territórios de vida pelas pessoas agregam necessidades de convívo, encontros que permitam intercambiar experiências para novas construções e possibilidades de vida. Pretende-se, pois com tal projeto promover intercâmbio entre as culturas dos estudantes da unifesp e os moradores nordestinos do Monte Serrat, desde o convite a participação do projeto até a promoção de eventos na escola pública local.

Coordenador: Florianita Coelho Braga Campos

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

34) Projeto: "Baú de Histórias"

Resumo: Este projeto consiste em oportunidade de ensino-aprendizagem, onde docente e discentes interagem com crianças em área carente da cidade de Santos, que têm poucas oportunidades relacionadas ao brincar, devido às precárias condições socioeconômicas, habitacionais e problemas decorrentes da carência de afeto e estímulos sociais e sensoriais, as atividades serão voltadas para conhecer o comportamento lúdico, os interesses, as capacidades e dificuldades lúdicas de crianças em situação de risco psicossocial, no sentido de poder contribuir para intervenções visando a saúde da criança e o desenvolvimento infantil saudável.

Coordenador: Lúcia da Rocha Uchôa Figueiredo

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

35) Projeto: Capacitação para Prevenção de Acidentes e para os Primeiros Socorros

Resumo: Projeto de extensão universitária que visa a proteção da saúde do público-alvo, assim como de seus familiares, promovendo vivências orientadas por professores e alunos junto a sociedade. No presente projeto, a troca de informações será desenvolvida buscando a ampliação das possibilidades de atuação acadêmica de alunos de graduação, bem como o fornecimento de uma série de informações para a comunidade de Santos e da UNIFESP � Campus Baixada Santista, para que estas sejam capacitadas para desenvolver ações para prevenção de acidentes e de primeiros socorros, quando estes se fizerem necessários, prestando-se como ferramenta de suporte para o planejamento de ações de saúde, em especial na redução de acidentes e seus agravos.

Coordenador: Alessandra Medeiros

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

36) Projeto: Saúde e Esporte: abordagem interprofissional

Resumo: Natureza acadêmica: O projeto de extensão SAÚDE E ESPORTE: ABORDAGEM INTERPROFISSIONAL se justifica no Campus Baixada Santista onde temos um projeto político pedagógico que enfatiza este tipo de atuação e em um campus que agrega os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Propiciar um espaço para que diferentes profissionais e alunos possam discutir as várias implicações do esporte na saúde do indivíduo, bem como propiciar maior número de estudos que possam auxiliar na manutenção da saúde, levando em consideração também o rendimento esportivo. Procurar estudar mais a fundo os fatores de risco para diferentes lesões e com isso buscar a prevenção e/ou a melhor forma de tratá-las. Fornecer para os profissionais da área, inclusive os atletas, um espaço para discussão de casos e a possibilidade de intervir, baseada na melhor evidência disponível na literatura, para a recuperação da função de atletas carentes que não tenham condições de ter este atendimento em serviços especializados. Procurar-se-a dar assistência em eventos esportivos da Baixada Santista, desde de que nos mesmos haja profissionais da área que possam supervisionar esta prática. Estas intervenções estarão condicionadas a obtenção de verbas, por meio de projetos de pesquisa que possam subsidiar a infra-estrutura necessária para a implantação de um local interprofissional de assistência ao atleta carente da baixada santista. Relação com a sociedade: A idéia da elaboração de um projeto de extensão que objetive a criação de um centro interprofissional de pesquisa no esporte (CIPE), veio de encontro a interesses demonstrados por colegas da Baixada Santista para que houvesse um espaço que propiciasse trocas de experiências e novas descobertas na área esportiva, bem como parcerias interinstitucionais favorecendo a elaboração e divulgação de pesquisas na área esportiva, dentro de um aspecto interprofissional. .

Coordenador: Maria Stella Peccin

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Campus Diadema

1) Projeto: Meio Ambiente, Geração de Lixo e o Consumo Consciente.

Resumo: Como a questão do lixo urbano assume grandes proporções e envolve o cotidiano da população, sendo do poder público a responsabilidade sobre a disposição destes resíduos, torna-se importante para o seu planejamento e gestão adequados e a longo prazo, conhecer as suas características, visando o seu aproveitamento econômico, especialmente como fonte de renda para a população local. Neste sentido, será importante a participação da UNIFESP no processo de mapeamento e gerenciamento do lixo urbano do município de Diadema, por promover um trabalho técnico e de campo que possibilite a inserção de alunos de graduação em conjunto com a equipe de funcionários que serão disponibilizados pela prefeitura, para a geração de dados que demonstrem o tipo de lixo do município, de acordo com as diferentes características dos materiais que o compõem.

Coordenador: Ivone Silveira Da Silva

Área Temática: Meio Ambiente

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2) Projeto: Diadema Visita UNIFESP Campus Diadema

Resumo: O Diadema visita UNIFESP-Diadema é um projeto de abertura do novo Campus da UNIFESP, localizado na cidade de Diadema, grande São Paulo, à visitação pela comunidade de Diadema. O Campus Diadema da UNIFESP, em funcionamento a menos de 1 ano, visa formar profissionais em Ciências Biológicas, Química, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, diferenciados por seu enfoque em Ciências Ambientais, Saúde e Novos Materiais. O Diadema visita UNIFESP-Diadema tem como objetivo geral introduzir a UNIFESP à, e na Comunidade de Diadema, e como objetivos específicos (I) despertar o interesse pela vida universitária nos membros da Comunidade de Diadema, (II) estimular a busca do conhecimento científico e o desenvolvimento de competências e habilidades, tanto na comunidade quanto nos universitários; (III) contribuir para a formação cidadã de profissionais críticos e cientes de seu papel de transformadores sociais e formadores de opinião, que possam atuar em prol do desenvolvimento de uma concepção política do fazer científico. O projeto está, portanto, enquadrado nas áreas temáticas de Cultura e Educação. As visitas, monitoradas por docentes, estudantes e funcionários do Campus Diadema, serão realizadas mensalmente, aos sábados, das 9:00 às 12:00 h, por um público de 50 pessoas, admitidas por ordem de inscrição, e constarão de: (I) percurso pelas dependências do Campus, (II) palestras curtas e explicativas sobre o Campus e os cursos oferecidos, ministradas por docentes; (III) contato com as linhas de pesquisa desenvolvidas no Campus; (IV) demonstrações científicas em física, química, biologia, geologia, engenharia química e farmácia e bioquímica, elaboradas e executadas pelos estudantes de graduação, auxiliados por docentes do Campus. O Diadema visita UNIFESP-Diadema está vinculado ao Programa Conexão Diadema, que tem como meta a inserção definitiva do Campus Diadema da UNIFESP na cidade de Diadema.

Coordenador: Carolina Vautier Teixeira Giongo

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3) Projeto: Experimentando a Ciência

Resumo: O projeto Experimentando a Ciência propõe a elaboração e o desenvolvimento de projetos científicos, apoiados na experimentação, por grupos de trabalho (GT) formados por professores e estudantes de Escolas Públicas de Ensino Médio do bairro de Eldorado, em Diadema/SP, e estudantes de graduação do Campus Diadema da UNIFESP, também situado em Eldorado. O Campus pretende com o Experimentando a Ciência, introduzir-se à, e na, comunidade de Eldorado, a partir da disponibilização de seu quadro docente, dos laboratórios, salas de informática, biblioteca e salas de aula aos GT, para que os projetos científicos sejam elaborados e desenvolvidos. Os temas abordados nos projetos científicos devem estar inseridos nas seguintes áreas do conhecimento: (i) Meio Ambiente e Energia, (ii) Saúde e Biologia; (III) Alimentos e Agricultura, (IV) Física, Geologia e Química e (V) Tecnologia e Materiais, as quais foram elegidas devido à importância no cenário mundial, ao carater interdisciplinar e à proficuidade no que diz respeito à introdução e exemplificação de aplicação de conteúdos científicos básicos. O Experimentando a Ciência tem como objetivos específicos (I) despertar o interesse pela vida universitária nos alunos das Escolas Públicas de Ensino Médio de Eldorado, a partir da convivência com os universitários, na universidade; (II) estimular a busca do conhecimento científico e o desenvolvimento de competências e habilidades, tanto nos estudantes do ensino médio quanto nos universitários, a partir da contextualização dos conceitos aprendidos em sala de aula na Escola/Universidade; (III) contribuir para a formação de profissionais críticos e cientes de seu papel de transformadores sociais e (IV) produzir saberes científicos e tecnológicos a partir da troca de experiências Comunidade- Universidade. Os projetos científicos desenvolvidos pelos GT serão apresentados na Feira de Ciências do Experimentando a Ciência, realizada na UNIFESP Diadema e aberta à comunidade de Eldorado.

Coordenador: Carolina Vautier Teixeira Giongo

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Voltar

4) Projeto: Meio Ambiente, Qualidade e Uso Racional da Água.

Resumo: A instalação da UNIFESP no município de Diadema possibilitará o desenvolvimento de ações integradas com a prefeitura através de projetos de extensão e/ou pesquisa que visem a melhoria das condições ambientais da região, especialmente na questão das águas e dos resíduos urbanos. No campo da extensão, torna-se muito importante a conscientização dos problemas ambientais através da observação direta e da discussão, uma vez que é impossível solucionar tais problemas sem antes conhecê-los. Dentre as várias possibilidades de interação, está a participação de alunos de graduação no projeto proposto, através do reconhecimento da região onde está inserido o campus da UNIFESP e os problemas ambientais observados nos corpos d¿água superficiais, que poderão ser identificados e posteriormente quantificados, de modo a auxiliar os gestores municipais nos planos de ação que venham a exercer o controle ambiental sobre as atividades humanas que se desenvolvem na região. Estes dados e observações serão importantes ferramentas para um trabalho de educação ambiental no município, especialmente nas escolas de ensino fundamental e médio. Neste sentido, está sendo proposto este projeto em parceria com a SANED (Cia Municipal de Saneamento de Água e Esgoto de Diadema), tendo-se em vista o envolvimento de alunos de graduação com atividades que estarão relacionadas a trabalhos de campo com levantamentos sobre as características de qualidade das águas superficiais nas principais drenagens urbanas do município. Esta abordagem será feita em campo, observando-se os aspectos estéticos, a presença e acúmulo de lixo, assoreamento, turbidez das águas, concentração de oxigênio dissolvido, entre outros.

Coordenador: Ivone Silveira Da Silva

Área Temática: Meio Ambiente

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5) Projeto: Reforço escolar para alunos do ensino fundamental de Diadema.

Resumo: Este projeto visa oferecer atividades de reforço escolar a estudantes carentes do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) que freqüentam o Grupo Escoteiro Uirapuru-Diadema, sediado no campus da UNIFESP-Diadema. O objetivo é promover o melhor aproveitamento escolar de estudantes carentes da educação básica pública (5ª a 8ª séries) de Diadema, proporcionando-lhes a oportunidade de reforçar, aprofundar ou suprir carências do conteúdo programático trabalhado dentro da Proposta Curricular do Ensino Fundamental. Oferecer atividades pedagógicas complementares lúdicas e interativas que estimulem o interesse pelo conhecimento enquanto valor transformador de si mesmo e da sociedade. Para os estudantes de graduação da UNIFESP-Diadema envolvidos no projeto, objetivamos também propiciar experiências enriquecedoras de atuação na problemática educacional de modo ativo e direto.

Coordenador: Douglas do Nascimento Silva

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

6) Projeto: Laboratório Virtual de Física – Projeto em Ensino de Física junto aos Professores da rede Publica

Resumo: O Laboratório Virtual de Física pretende motivar o uso de novas metodologias de ensino-aprendizagem do ponto de vista quantitativo e qualitativo no ensino de Física e de Ciências através de experimentos de Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo empregando o ambiente virtual. O projeto prevê o envolvimento de alunos de graduação da UNIFESP Diadema em uma atividade didática junto aos professores da rede pública na região de Diadema.

Coordenador: Marlete Pereira Meira de Assuncao

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

7) Projeto: Capacitação Docente em Estratégias para o Desenvolvimento da Aprendizagem de Biologia no Ensino Médio em Diadema, SP

Resumo: O Índice de Desenvolvimento Humano em Diadema/SP é 0,79 (censo 2000) mostrando que a cidade necessita de muitos investimentos, especialmente na área de educação. A proposta do presente projeto é discutir diferentes estratégias de aprendizagem de Biologia no ensino médio em Diadema, a fim de promover a melhoria no ensino de Biologia, pela articulação ensino, pesquisa e extensão entre UNIFESP ¿ campus Diadema e os professores da rede pública do citado município. Este projeto pretende capacitar professores de 33 escolas estaduais. Inicialmente, será realizado um Fórum onde os professores da rede pública serão estimulados a contarem suas experiências positivas e negativas em sala de aula. Após essa troca de experiências, ocorrerão oficinas de capacitação em estratégias de ensino-aprendizagem, tendo como base os temas estruturadores da Biologia para o Ensino Médio. Serão priorizadas atividades que explorem a interdisciplinaridade, a contextualização e o currículo integrado. Ao término da capacitação docente, será realizada uma pesquisa com enfoque qualitativo, para avaliar se a capacitação docente foi geradora de mudanças efetivas nas escolas públicas. Os alunos extensionistas do curso de Licenciatura Plena em Ciências participarão em todas as etapas do projeto, desde a sua organização até a elaboração da pesquisa qualitativa ao final da capacitação.

Coordenador: Ligia Ajaime Azzalis

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

8) Projeto: Livros e leitores na universidade: construindo a I Feira de Livros UNIFESP - Diadema

Resumo: As políticas públicas voltadas à ampliação do acesso e permanência à educação na população das mais variadas faixas etárias tem levado a ampliação bem como a criação de novas escolas nos mais diferentes níveis. Dentro deste projeto de expansão, destaca-se o processo de ampliação pelo qual passa a UNIFESP. A UNIFESP Diadema é a primeira Instituição Pública de Ensino Superior de Diadema. O Campus, que se encontra em atividade há pouco mais de três anos, tem como meta a formação de profissionais competentes, éticos e críticos em Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Química, Engenharia Química, Farmácia-Bioquímica e Licenciatura Plena em Ciências. A formação proposta pela instituição se diferencia por seu enfoque em Ciências Ambientais, Saúde e Novos Materiais, bem como por sua habilidade em trabalhar de forma integrada com a sociedade. Para tanto, o corpo docente, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), tem trabalhado na elaboração de currículos flexíveis, valorizando a interdisciplinaridade e buscando cenários de aprendizagem diversificados e mais adequados às necessidades sociais, além de privilegiar o papel e a importância do estudante no processo da aprendizagem. A formação de um aluno crítico, cidadão e que perceba as questões relacionadas à saúde, ciências ambientais e novos materiais de forma interdisciplinar requer - dentre outras ações - o acesso a leituras diversificadas, para além da bibliografia básica de sua formação. O hábito da leitura no nosso aluno está consolidado? Quando, o que e com qual finalidade ele lê? Qual o papel da formação universitária nos hábitos de leitura de seus alunos? É possível supor que a ampliação no número de estudantes esteja criando algum impacto positivo nos indicadores de leitura, bem como alguma alteração nos hábitos de aquisição de livros da população brasileira em geral.

Coordenador: Marian Ávila de Lima Dias

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

9) Projeto: Prática Pedagógica Reflexiva e Utilização de Tecnologias

Resumo: Projeto de extensão que visa a formação continuada de professores de uma escola estadual de Diadema-SP para a utilização de tecnologias a partir de uma prática pedagógica reflexiva.

Coordenador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

10) Projeto: Mapeamento Escolar, Social, Econômico e da Saúde do Estudante de Graduação da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema

Resumo: O presente projeto tem como objetivo obter subsídios para a implantação e aperfeiçoamento de ações interdisciplinares de apoio ao estudante da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema por meio do NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante), recentemente criado nesta instituição. Consideramos que a investigação a respeito do perfil dos alunos torna-se também uma forma de buscar uma escola democrática, capaz de garantir qualidade a todos que dela usufruem a fim de buscar maior igualdade entre os indivíduos na sociedade. O levantamento será realizado por meio da aplicação de um questionário em todos os estudantes regularmente matriculados no Campus Diadema. Para tanto, pretende-se construir e alimentar continuamente um banco de dados contendo características do corpo discente da instituição. Esses dados permitirão realizar um mapeamento escolar, social, econômico e da saúde do estudante de graduação a fim de traçar detalhadamente seu perfil.

Coordenador: Gleice Margarete de Souza Conceição

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

11) Programa: Programa de Integração da Extensão UNIFESP Diadema – PIEx Diadema

Resumo: O programa propõe coordenar as atividades de extensão integradas ao ensino e à pesquisa. Busca trazer benefícios diretos tanto à comunidade intrainstitucional como à população da região através de projetos, atividades e campanhas a fim de administrar recursos e esforços da UNIFESP Diadema. As ações serão desenvolvidas em quatro eixos: 1-formação básica e continuada, 2-parcerias com instituições governamentais, empresas e ONGs, 3- eventos internos e voltados à comunidade e 4- campanhas solidárias.

Coordenador: Marian Ávila de Lima Dias

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Campus São José dos Campos

1) Programa: GETS – Grupo de Ensino Tecnológico e Social

Resumo: O grupo pretende através de aulas proporcionar:
inclusão digital, tecnológica e educacional. Inclusão Digital: aulas de informática ministradas em três escolas municipais. Inclusão tecnológica: aulas específicas de informática para alunos do projeto Decolar - Prefeitura de São José dos Campos. Inclusão Educacional: cursinho preparatório para escolas que exigem processo seletivo para o Ensino Médio. Ações em conjunto com a Secretaria de Educação de São José dos Campos.

Coordenador: Reinaldo Gen Ichiro Arakaki

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2) Programa de Educação em Software Livre.

Resumo: O Programa de Educação em Software Livre (PESL) visa levar para a comunidade os conhecimentos sobre Software Livre produzidos no âmbito da Universidade. O programa inclui minicursos, palestras, oficinas, elaboração de material didático, prestação de serviços e organização de eventos e de oficinas de capacitação.

Coordenador: Arlindo Flavio da Conceição

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

Campus Guarulhos

1) Programa: Programa de formação continuada de professores da rede pública

Resumo: O programa "Formação continuada de professores da rede pública", articulado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Cotidiano Escolar (GEPPECE), bem como ao Centro de Estudos Avançados sobre a Educação Pública" (CEASEP), vem procurando sistematicamente garantir suporte para o aperfeiçoamento da formação de docentes que atuam na rede pública no município de Guarulhos.Dessa forma, esse programa oferece um conjunto de atividades como palestras, seminários, encontros, cursos, projetos de extensão, consultoria e assessoria, além das contribuições teóricas produzidas no âmbito do grupo.

Coordenador: Luiz Carlos Novaes

Área Temática: Educação, Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2) Projeto: Eventual ou Professor: Formação e trabalho de Professores Admitidos como Eventuais na rede Estadual Paulista, no Município de Guarulhos

Resumo: A escola é uma instituição que vem merecendo de forma crescente a atenção de vários pesquisadores em educação. Permitindo tanto macro (quando tratada na globalidade do sistema) como micro abordagens (centradas nas salas de aulas), o estudo da escola sugere uma variada temática de pesquisa ¿ desde a definição de políticas e processos de organização escolar até a ênfase na ação dos indivíduos que a constituem, nos interesses desses indivíduos, nas suas representações acerca do trabalho que realizam e das questões relacionadas ao cotidiano escolar, bem como na forma de se relacionarem com os demais sujeitos envolvidos na ação educativa. Seja qual for a abordagem adotada, o importante é não tratar a escola de maneira insular, fechada e isolada no contexto macrossocial, como se fosse impermeável à qualquer influência, mas dotada de uma dinâmica que lhe é própria, permeada pela existência de elementos simbólicos que agem na produção de significados, crenças e valores, conferindo-lhe uma cultura que lhe é particular - a cultura escolar. No âmbito da cultura escolar, um profissional chama atenção e constitui preocupação que justifica a apresentação desse projeto de extensão: o professor eventual. Trata-se de um profissional cuja existência vem sendo gradativamente negligenciada pelas políticas em educação, no entanto, as escolas públicas estaduais só conseguem garantir a integralidade dos dias letivos e do trabalho escolar graças à existência deste profissional. Diante disso, o projeto propõe a criação de um grupo de formação constituído por professores eventuais da rede pública, destinado à discussão da prática pedagógica de tais sujeitos, bem orientação e acompanhamento do trabalho por eles realizados nas escolas públicas da rede estadual na qual estão vinculados.

Coordenador: Luiz Carlos Novaes

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3) Projeto: Oficinas de Filosofia: Caminhos e ações para a atuação do professor em sala de aula

Resumo: Considerando o retorno da disciplina Filosofia, em caráter obrigatório, às matrizes curriculares do ensino médio em todo país, bem como os desafios envolvidos neste contexto, o projeto tem por objetivo oferecer aos professores da rede pública um tempo-espaço de reflexão e problematização acerca dos caminhos e ações possíveis para (re)pensarem suas atuações em sala de aula. Para tanto, serão organizadas oficinas temáticas que ocorrerão em encontros quinzenais, com duração de três horas cada. 

Coordenador: Alexandre Filordi de Carvalho

Área Temática: Educação e Trabalho

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

4) Projeto: A Pesquisa e o Pesquisador na Escola Pública: Compartilhando o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC)

Resumo: Consiste em compartilhar resultados de pesquisa acadêmica, levada a efeito no âmbito da graduação e da pós-graduação stricto sensu, com professores da rede pública estadual de ensino da cidade de Guarulhos. Tais professores têm regularmente em suas jornadas de trabalho a obrigatoriedade de empreender tarefas organizadas no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). O HTPC tem duração que varia de uma a três horas semanail e se configura como espaço privilegiado de interação entre a pesquisa universitária e os protagonistas da educação pública em seus próprios domínios de trabalho. Com essa aproximação pretende-se organizar um esforço coletivo com o objetivo de oferecer respostas concretas da universidade às questões complexas que acompanham o quotidiano escolar das redes públicas de ensino. Temas desencadeadores identificados: Infância, adolescência e fracasso escolar; O conceito de subjetivação; A apropriação de conceitos médicos no quotidiano escolar e as representações do desempenho satisfatório; História das pesquisas sobre a inteligência da criança e o comportamento do adolescente. Das estratégias: Foram identificadas escolas interessadas em compartilhar seu HTPC com a UNIFESP; Feita essa identificação foi possível identificar temas desencadeadores de debates de interesse geral; Organizados os temas desencadeadores pretende-se visitar uma escola por mês para realizar eventos de integração, análise conjunta e partilha de resultados de pesquisa.

Área Temática: Educação

Coordenador: Marcos Cezar de Freitas

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5) Pimentas nos olhos não É refresco. Imagens, identidades e alteridades construídas no Bairro dos Pimentas em Guarulhos, São Paulo

Resumo: O objetivo deste projeto é por meio da realização de oficinas de formação e desconstrução do olhar e de realização audiovisual provocarmos uma reflexão sobre os fluxos de identidades e alteridades construídas por um grupo de jovens moradores do bairro dos Pimentas, Guarulhos. A proposta é promover uma reflexão conjunta entre jovens do bairro, alunos do curso de Ciências Sociais e professores a partir da crítica de algumas categorias comumente utilizadas para definir o bairro como, por exemplo, "periferia". Afinal, de que periferia estamos falando? O uso de produção de imagens é parte fundamental da metodologia desta proposta pois se cosntitui como ferramenta privilegiada para provocar a reflexão compartilhada e também a formação crítica dos jovens quanto a leitura e uso de imagens num mundo cada vez mais pautado por elas. As imagens produzidas durante este processo ( filme e fotos) serão preparadas para circular em aprestações nas escolas públicas do bairro proporcionando uma ampliação do alcance desta reflexão para uma grupo maior de jovens.

Coordenador: Andréa Barbosa

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

6) Escola, Patrimônio Industrial e Educação Patrimonial no Municipio de Guarulhos - SP

Resumo: Este projeto tem como objetivos centrais a construção de um Inventário do Patrimônio Histórico Material Industrial do Município de Guarulhos-SP, bem como, a partir desse inventário, a elaboração de um Guia com Propostas de Estudos do Meio, focado em Educação Patrimonial e endereçado aos professores e alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio.

Coordenador: Edilene Teresinha Toledo

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

7) Projeto De Extensão Universitária"Aprendendo Com Os Orixás": Educação Infantil Na Cosmogonia E No Mundo Social Das Religiões De Matriz Africana Na Cidade De Guarulhos

Resumo: Apresentamos este projeto que tem como objetivo, o levantamento fundamental de como se estrutura a educação infantil nos espaços das religiões de matriz africana (terreiros e casas) na cidade de Guarulhos. Começamos por esta cidade por ser uma das maiores deste estado da federação e por encontrar na mesma, um grande numero de casas, terreiros e de adeptos que, a pelo menos um século, vem desenvolvendo na área da educação infanto-juvenil ações importantes que constituem elementos da maior importânica para a construção de elos comunitários e inserção social das crianças assistidas. Além disso, temos como objetivo analisar os processos de transmissão das regras, do rito e das cosmogonia dessas religiões, compreendendo que a tradição oral é uma importante forma de construção do conhecimento, correspondendo a memória viva , que tanto nos lembrou nas suas produções o historiador Anadou Hampatê Bã, responsavel por trazer e organizar arquivos orais da antiga Africa Colonial Francesa, e que fez da sua autobiografia "Amkoullel, o menino fula" uma obra e um método de pesquisa interdisciplinar para o estudo das sociedades africanas. Nesta o autor destacava o convivio que existe entre as tradições escritas advindas do Islã com a oralidade, valorizada como principal forma de transmissão de saberes, técnicas e sabedorias ancestrais. Historicamente, as comunidades de terreiros e casas das religiões de matriz africana tem importância na contribuição para apreservação de valores identitários como resistência cultural e religiosa, contribuindo para a afirmação e cidadania da população afro-descendente e de diferentes classes sociais com consciência étnica de origem africana no país.

Coordenador: Patricia Santos Schermann

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

8) Projeto: Formação e Trabalho de Professores Junto aos Alunos Com Deficiências no Município de Guarulhos (Sp)

Resumo: Trata-se de um projeto que concentra suas atividades no atendimento às demandas de professores frente aos processos de inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência nas redes públicas estadual e municipal, em Guarulhos, SP. No enfrentamento das necessidades suscitadas pelo processo de inclusão escolar de alunos com deficiências a questão da formação de professores, continuada e inicial, assume um papel preponderante. Neste contexto, o educador em serviço depara-se com a necessidade de situar-se frente às diferenças reconhecendo o papel desempenhado pelas suas possibilidades de conhecimento e trabalho frente às especificidades de aprendizado e desenvolvimento do alunado que apresenta diferentes formas de deficiências. Neste enfrentamento, entre outras demandas, destaca-se a alegação de desconhecimento acerca das deficiências (intelectual, sensoriais e físicas) compreendidas como condições que não apenas afetam, mas que a priori, definem os processos de ensino e aprendizagem. O professor interroga-se sobre ¿Como ensinar a quem não aprende, não ouve, não vê, não se move¿ em resposta às práticas tradicionais de ensino (Carvalho, 2003; 2006). A falta de conhecimento somada às formas vigentes de significação de déficits, distúrbios e atrasos (psíquicos, lingüísticos e motores) produz modos de intervenção que não concorrem para o desenvolvimento escolar desse alunado. Neste contexto, destacamos neste projeto, a importância de conhecer e refletir sobre as deficiências como condições não apenas organicamente, mas também sócio-culturalmente constituídas. Como condições que afetam os processos de aprendizado e desenvolvimento, mas não os impedem. Com esse objetivo o projeto propõe-se a realização de oficinas que apresentem e discutam conhecimentos acerca das diferentes formas de deficiências, da educação (especial e ¿inclusiva¿) e desenvolvimento de pessoas que as têm como características.

Coordenador: Maria de Fátima Carvalho

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

9) Projeto: A Escola Pública vem ao Caminho Velho e o Caminho Velho vai à Escola Pública: Sessões de Espetáculos da Cia do Caminho Velho para Alunos do Ensino Médio.

Resumo: Este projeto consiste na apresentação de dois espetáculos da Cia. do Caminho Velho A vida de Galileu e Notícias da Morte de Alberto da Silva para alunos do ensino médio de 8 escolas públicas no entorno do Campus Guarulhos da UNIFESP. Cada uma dessas escolas assistirão a dois espetáculos (totalizando 16 apresentações); um destes espetáculos se realizar sempre no teatro do Campus, e o outro nas dependências dessas escolas. Deste modo atenderemos aproximadamente 3.000 pessoas de uma das regiões mais vulneráveis de Guarulhos. Com essa dinâmica o projeto visa promover a integração entre universidade e comunidade por meio de um dos únicos equipamentos artistístico-culturais instalados nessa região. Também faz parte de nosso projeto a execução de uma oficina de teatro para todos (alunos e professores) que, ao assistirem nossos espetáculos, sintam-se estimulados a fazer teatro. Ao término desta oficina será realizado a encenação de um pequeno espetáculo tendo como atores os participantes da oficina.

Coordenador: Rafael Conti

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

10) Projeto: A Literatura de Cordel nas escolas do Bairro Pimentas.

Resumo: Ofininas de literatura de cordel (métrica, declamação e xilogravura) nas escolas de fundamental e ensino médio do Bairro Pimentas, Guarulhos.

Coordenador: José Lindomar Coelho Albuquerque

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

11) Projeto: Mulheres construindo sua autonomia, mulheres guarulhenses construindo o futuro

Resumo: Projeto que objetiva empreender formação de mulheres para atuação profissional na área da construção civil, de forma a garantir sua autonomia e sustentabilidade econômica e social. O projeto prevê implantação da Escola de Construção Civil, no município de Guarulhos, com a aquisição de ferramentas e insumos; prevê a oferta de cursos de formação para mulheres azulejistas, pedreiras, pintoras, gesseiras, encanadoras, eletricistas; em concomitância à formação específica e técnica, ocorrerá formação geral centrada em temáticas da igualdade racial e de gênero, bem como alfabetização para o grupo de mulheres. O Projeto conta com especial apoio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e foi gestado pelas profissionais da Secretaria do Trabalho da Prefeitura de Guarulhos. Como um dos produtos do projeto, será realizada pesquisa sobre a experiência, com avaliação do impacto e análise das situações vivenciadas em campo. Para multiplicar as conclusões do projeto, bem como suas benesses em outros municípios, será editado um livro, sob a coordenação da Profa. Dra. Daniela Auad, da UNIFESP, em parceria com a Secretaria do Trabalho e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

Coordenador: Daniela Auad

Área Temática: Trabalho

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

12) Projeto: Grupo de Estudos de Iconografia e Teatro - G.E.I.T.

Resumo: Esse projeto consiste na organização de um núcleo de estudos aberto à comunidade acadêmica, aos funcionários da UNIFESP e membros da comunidade da região de Pimentas e cujo tema será as relações possíveis entre Artes Visuais e Teatro. Propomos a organização de um banco de dados visual que terá como tema as encenações, projetos cenográficos, fotografias de encenações, telas, esculturas e outras obras de arte que tenham como objeto o teatro. Paralelamente, procuraremos desenvolver uma metodologia de criação artística que, partindo da produção cultural em largo espectro, habilite os membros do grupo a criar novas soluções cenográficas, de figurino ou mise-en scène.

Coordenador: André Luiz Tavares Pereira

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

13) Projeto: Escrevendo - Alfabetização Visual para Educadores e Educandos do Mova-Guarulhos

Resumo: Este projeto busca sensibilizar os indivíduos para o processo de alfabetização visual. O público para o desenvolvimento desse projeto serão os educadores e educandos do MOVA ¿ Movimento de Alfabetização ¿ programa de alfabetização de jovens e adultos subsidiado pela prefeitura do município de Guarulhos em parcerias com entidades sociais sem fins lucrativos. A partir desse público e da necessidade de alfabetização visual dos indivíduos esse projeto visa também articular uma relação entre a universidade e a comunidade, aproximando a comunidade do bairro de espaços e práticas culturais. O projeto se dará por meio de projeções de curtas-metragens de diversos gêneros (documentários, ficção, animação, etc.) com temáticas que abordem assuntos recorrentes a realidade dos envolvidos e que fomente o senso crítico deles, tais como, meio ambiente, educação, cultura, política, entre outros.

Coordenador: Antonio Carlos Pinheiro

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

14) Programa: A Educação Infantil e seus Sujeitos: Construção de Referenciais e Saberes Necessários Com a Rede Municipal de Ensino da Cidade de Guarulhos

Resumo: O programa tem por escopo debater com todos os sujeitos envolvidos com a rede pública de educação infantil da cidade de Guarulhos os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nas obras de referência que nos últimos 15 anos renovaram os estudos sobre a infância no Brasil e no exterior.

Coordenador: Marcos Cezar de Freitas

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

15) Projeto: Levantamento e identificação da Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso, Guarulhos - São Paulo

Resumo: Há indícios da Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso desde o final do século XVIII. A Festa realiza-se anualmente em agosto em Guarulhos (SP). Os rituais iniciam na primeira segunda-feira do mês, com a "carpição" do adro da igreja. Os demais finais de semana encerram novenas, missas, congadas, folias de reis, bênção da terra e procissões e, ainda, um ritual de cura onde milhares de pessoas carregam um punhado de terra de um lado a outro do espaço defronte à igreja. Os docentes de Patrimônio e estudantes do Curso de História da Unifesp, juntamente com agentes de Guarulhos que se juntarem a este projeto, depois de passarem por processo de capacitação na aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais, identificarão a Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso durante os meses de julho e agosto de 2011, por meio de entrevistas e registros áudio-visuais. Para tanto, com grupos organizados de Bonsucesso e Guarulhos, trabalharemos nos meses que antecedem a Festa em encontros periódicos com os portadores de tradição, organizadores e participantes das várias atividades que constituem a Festa, bem como realizaremos um seminário de avaliação do projeto e a organização de uma coleção com o material produzido.

Coordenador: Marcia Eckert Miranda

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

16) Projeto: Tatudo Errado

Resumo: O projeto consiste na montagem de uma estamparia na qual se dará a produção de camisetas que tragam ilustrações e frases de personagens ícones do conhecimento em diversas áreas. A produção se fará com o recrutamento de jovens de idade entre 13 e 18 anos, devidamente matriculados em escolas da rede públicade ensino da comunidade de do bairro dos Pimentas em Guarulhos, região em que se situa o Campus de Humanidades da Unifesp. A renda oriunda da venda das camisetas será revertida como pagamento pelo trabalho dos participantes. Com isso pretende-se buscando amenizar os dilemas enfrentados por jovens estudantes que se encontram divididos entre a continuidade de seus estudos e a necessidade de inserção no mundo do trabalho. O objetivo é o de capacitar estes jovens profissionalmente através do ensino de técnicas de estamparia e despertá-los para o interesse em ingressar no Ensino Superior por meio de uma maior familiarização com o universo do conhecimento.

Coordenador: Ana Lucia de Freitas Teixeira

Área Temática: Produção e Difusão de Material Educativo

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

17) Programa: Divulgação Científica em Ciências Sociais

Resumo: O Este programa tem como principal objetivo desenvolver atividades de divulgação científica em Ciências Sociais. As atividades dos serão desenvolvidas no âmbito dos seguintes projetos: 1. Oficina de Divulgação Científica em Ciências Sociais ¿Gildo Marçal Brandão¿ ¿ a equipe do projeto terá como uma de suas principais atividades a elaboração de press releases sobre as pesquisas desenvolvidas pelos docentes do curso de Ciências Sociais. Os textos desenvolvidos nessa atividade serão disponibilizados no sítio do projeto e enviados ao Departamento de Comunicação e Marketing Institucional da Unifesp, que se encarregará divulgá-los junto a órgãos da imprensa. A equipe da Oficina também deverá realizar entrevistas com cientistas sociais e personalidades, disponibilizando-as na forma de textos ou vídeos no sítio do projeto.; 2. Portal das Ciências Sociais ¿ Esta atividade tem por objetivo elaborar verbetes e artigos curtos que buscam explicar termos, apresentar abordagens teóricas e sintetizar o pensamento de autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais, disponibilizando-os na Internet. Os docentes e pós-graduandos da Unifesp, assim como outros colaboradores convidados, poderão contribuir para a elaboração do conteúdo do portal escrevendo sobre suas áreas de especialização. 3. Fórum de Ciências Sociais e Jornalismo ¿ O projeto promoverá a realização de um fórum sobre jornalismo e ciências sociais, com o intuito de debater questões contemporâneas pertinentes à interface entre Ciências Sociais e jornalismo, como a formação do jornalista, a relação entre imprensa e sociedade, as verdades e os mitos sobre o ¿terceiro poder¿, jornalismo investigativo versus investigação acadêmica, etc..

Coordenador: Christina Windsor Andrews

Área Temática: Comunicação Escrita e Eletrônica

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

18) Projeto: Museu de História da Arte da Unifesp: diálogos entre Universidade e Sociedade em Guarulhos

Resumo: Os Museus de Universidades, além da inegável importância como suporte institucional para atividades didáticas e de pesquisa, constituem ainda um significativo instrumento de intercâmbio entre o mundo acadêmico e a sociedade. A Instituição Museu conta com reconhecida reputação no percurso histórico da educação universitária em diferentes países e contextos culturais. Associados aos cursos de História da Arte, História, Arqueologia, Museologia, etc., esses espaços atuam como núcleos complementares à formação de estudantes e pesquisadores, além de representar significativo fator de revitalização cultural para as comunidades que o abrigam. Diante dessa realidade, o presente projeto busca promover o diálogo e a participação do corpo docente e discente da UNIFESP, bem como da sociedade local, no delineamento e implantação de um Museu Universitário na região. Defendemos que a criação de um espaço museológico múltiplo e dinâmico, capaz de dar vazão às demandas culturais da Universidade e dos públicos do entorno, encontraria terreno fértil no campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo. E a abordagem dos artefatos artísticos, foco de nosso Projeto, revela-se salutar. Localizado no bairro dos Pimentas, o campus Guarulhos oferece, desde 2009, o primeiro curso de graduação em História da Arte do Estado de São Paulo. Além de sua inegável relevância para a formação dos estudantes da UNIFESP ¿ uma vez que lhes permitiria trabalhar diretamente em atividades de curadoria e expografia, familiarizar-se com as diversas técnicas de conservação do material visual a ser exposto, bem como aprofundar conhecimentos na área da gestão cultural ¿ , o Museu desenvolveria a função de aproximar a sociedade da academia, seja a partir do apoio didático aos professores e alunos do ensino fundamental e médio, seja ainda a partir do envolvimento da comunidade nas atividades práticas de exposição, captação de obras e outros projetos culturais.

Coordenador: Manoela Rossinetti Rufinoni

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

19) Projeto: Educação Escolar nas Prisões: Formação Continuada dos Educadores Presos, Monitores Orientadores da Fundação Prof. Dr. Manuel Pedro Pimentel (FUNAP) e Professores da Rede Pública

Resumo: Em 19 de maio de 2010 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU de 20/5/10, MEC, pág. 20) a Resolução da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação CEB/CNE nº 2, que dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, expressando necessidade de se estimular oportunidades de aprendizagem àqueles que se encontram em condição de privação de liberdade. A Fundação Prof. Dr. Manuel Pedro Pimentel (FUNAP) é responsável pelo ensino fundamental nos estabelecimentos prisionais do Estado de São Paulo, por meio de resolução (Resolução SJ-43, de 28 de outubro de 1987). Criada em 1976 e atualmente vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, tem por objetivos promover a recuperação social de homens e mulheres presos e a melhoria de suas condições de vida por meio do trabalho e da educação, além da promoção de projetos que visem à reinserção social do egresso. O programa de educação por ela coordenado é responsável pelas atividades escolares desenvolvidas nos estabelecimentos penais do Estado. Segundo dados fornecidos por pesquisa realizada pela instituição (FUNAP, s/ data), 68% da população carcerária paulista possui menos de oito anos de estudo, ou seja, não possui o Ensino Fundamental completo. Diante disso, esse projeto visa a formação dos educadores envolvidos nos processos de escolarização nos presídios do estado de São Paulo: Educadores Presos, Monitor Orientador e professores da rede pública.

Coordenador: Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

20) Programa: Tecnologia social voltada para a pesquisa e prevenção da violência contra crianças e adolescentes

Resumo: Programa organizado para a pesquisa coadjuvada por educadores, membros de conselhos tutelares, lideranças comunitárias e agentes de saúde visando produzir e transferir conhecimento voltado para a identificação de violências física, moral, emocional e simbólica contra crianças e adolescentes. Objetivo: oferecer suporte para que as instituições que recebem crianças e adolescentes com fins educacionais, assistenciais possam fazer parte de ações em rede conectadas para proteção da criança.

Coordenador: Marcos Cezar de Freitas

Área Temática: Direitos Humanos

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

21) Projeto: A Supervisão dos Projetos de Pesquisa das Monografias dos Educandos-Assentados do Curso Especial de Geografia: Sujeitos do Campo, seus Problemas e Perspectivas de Desenvolvimento Rural

Resumo: A proposta deste projeto de extensão é o acompanhamento e supervisão dos alunos do Curso Especial de Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na maioria residentes de assentamentos de reforma agrária, que através das atividades de estudo e pesquisa em suas comunidades e seu entorno, trabalham para a sua formação integral, tendo como meta atuação nas políticas de desenvolvimento de seus territórios. O proponente, professor da Unifesp, coordena o projeto como bolsista desde a proposta de extensão foi financiado pelo CNPq em 01/01/2010.

Coordenador: Clifford Andrew Welch

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

Campus São Paulo

1) Projeto: Integração Fonoaudiologia e Educação

Resumo: Este projeto tem como objetivo oportunizar os estudantes de graduação em fonoaudiologia, ampliar os seus conhecimentos específicos de sua área de formação profissional, bem como instrumentalizá-los para elaborar e desenvolver propostas integradas de atuação com instituições escolares, visando à construção de parcerias que possam contribuir para o atendimento integral de crianças matriculadas em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Durante o desenvolvimento dessa proposta também será possível aprofundar com os estudantes a discussão sobre o papel social da universidade e para atingir esse objetivo serão desenvolvidas atividades com educadores com o intuito de discutir conhecimentos e informações sobre o processo de comunicação e seus distúrbios, destacando a importância do mesmo para a aprendizagem.

Coordenador: Raquel de Aguiar Furuie

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2) Programa: Programa de integração Universidade Escola – Fonoaudiologia Escolar

Resumo: O objetivo do programa é construir junto á equipe escolar o conhecimento do desenvolvimento infantil e da comunicação, propiciando aos educadores e pais a otimização das atividades do dia-a-dia na promoção da saúde da comunicação e detecção de eventuais desvios. Para tanto, envolve professores, alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Fonoaudiologia, visando: detecção das alterações de linguagem, fala voz, motricidade oral e audição por meio de avaliações sistemáticas e periódicas de escolares e pré-escolares; orientações e oficinas a professores e pais; e intervenção nas alterações detectadas por meio de assessoria aos professores e coordenadores.

Coordenador: Clara Regina Brandão de Ávila

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

3) Programa: Programa de Integração docente assistencial UNIFESP / Centro Assistencial Cruz de Malta - Pida CACM

Resumo: Iniciado em 1992 e tendo a comunidade como o contexto estrutural de ação, o programa visa à promoção da saúde da criança e do adolescente e de sua família, assim como nortear as ações dos professores e enfermeiros da Área de Pediatria Social da Disciplina Enfermagem Pediátrica e da Área de Saúde da Criança da Disciplina Enfermagem de Saúde Pública do Departamento de Enfermagem da UNIFESP, nas áreas de assistência, ensino e pesquisa. Baseia-se na necessidade de ter um campo de atuação extra-hospitalar onde possam ser desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com base na crença que a vivência dessas atividades é fundamental para a formação acadêmica dos estudantes universitários, enquanto profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social e com a assistência à saúde e de enfermagem humanística e de qualidade. Compromete-se, também com a realização de pesquisas e o desenvolvimento da comunidade assistida, integrando as ações de ensino, pesquisa e extensão, cumprindo, assim, com a função da universidade. O CACM é uma entidade filantrópica, mantida pela Soberana Ordem dos Cavaleiros de Malta de São Paulo e Brasil Meridional, que se localiza no Jardim Aeroporto, bairro da Zona Sul da cidade de São Paulo. Esta instituição é conveniada ao SUS e à Prefeitura do Município de São Paulo e oferece à população serviços de creche, centro de juventude e ambulatório de assistência clinica e odontológica voltada prioritariamente à população materna e infantil. Grande parte da população assistida pertence a uma classe socioeconômica pouco favorecida e reside em bolsões de pobreza. No sentido de cumprir seus objetivos o projeto desenvolve ações assistenciais e educativas direcionadas às crianças e adolescentes e famílias atendidas no ambulatório da instituição . Atualmente inclui os seguintes projetos: Assistência Integral à Saúde da Criança; Apoio à Mãe Adolescente no Cuidado aos Bebês e O Lúdico na Assistência à Criança e Família.

Coordenador: Circéia Amália Ribeiro

Área Temática: Saúde, Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

4) Programa Xingu: Unidade de Saúde e Meio Ambiente Departamento de Medicina Preventiva

Resumo: O Projeto Xingu é uma atividade de extensão da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - que se desenvolve no Parque Indígena do Xingu (PIX), Estado de Mato Grosso, desde 1965. Ao longo de 44 anos de trabalho, o Projeto passou por diversas etapas, ampliando suas atividades, buscando, de um lado, responder às novas e crescentes demandas sanitárias conseqüentes à experiência de contato dos povos xinguanos com a sociedade nacional e, de outro, colaborar na inclusão de forma diferenciada da saúde indígena no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido as atividades do Projeto se estenderam a outras áreas e povos indígenas, sendo norteadas pelo modelo da vigilância à saúde e pelos princípios de integração ensino-trabalho e territorialização. Em 1990, a UNIFESP deu início a um processo de formação profissional de indígenas na área da saúde inédito em nosso país. A formação dos Auxiliares de Enfermagem e Agentes de Saúde Indígenas foi estratégica para a construção do Distrito Sanitário Especial do Xingu - DSEI-XINGU. Essa opção vem facilitando a construção processual do sistema local de saúde, pensado a partir dos problemas identificados pela comunidade e pelos profissionais de saúde. É determinante nos resultados de cada trabalho a percepção da importância da produção da saúde para a qualidade de vida por parte dos indígenas.

Coordenador: Douglas Antonio Rodrigues

Área Temática: Saúde, Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5) Projeto: Atuação Interdisciplinar em Audição Linguagem e Educação Para a Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Regular

Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal oferecer atenção interdisciplinar no campo pedagógico e fonoaudiológico aos alunos do Ensino Fundamental, da rede pública, de modo a contribuir com a inclusão destes no ensino regular. Em segundo lugar, favorecer a compreensão, por parte do aluno de fonoaudiologia, da importância da integração do trabalho clínico com o escolar. O atendimento individualizado ou em pequenos grupos junto a crianças e adolescentes com surdez será feito semanalmente. Além disso, serão realizados encontros mensais com os professores, nas escolas visando compartilhar os dados obtidos por meio dos diferentes trabalhos. Dois aspectos serão avaliados neste trabalho: O primeiro será em relação ao desempenho dos pacientes na escola; outro será em relação ao desempenho dos estagiários no atendimento, nas visitas às escolas e na elaboração dos materiais didáticos.

Coordenador: Maria Aparecida Leite Soares

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

6) Projeto: Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês

Resumo: Acreditando que medidas de prevenção e de facilitação podem ser de valor inestimável para a construção da humanização dos cuidados infantis, este projeto em desenvolvimento há dez anos, vem tornando possível a articulação da pesquisa como ação educativa, no contexto do ensino, assistência/extensão com atendimento à população. Organizado em 4 níveis de atividades:A- GRUPO TERAPÊUTICO DE MASSAGEM E ESTIMULAÇÃO DE BEBÊS GTMEB: oferece para mães/pais e estudantes/profissionais um espaço para instrumentalizá-los na prática da massagem; disponibilizando conhecimentos sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e cuidados com o bebê, B-CURSO DE MASSAGEM EM BEBÊS: Introduz os participantes na técnica de massagear bebês, inserida no contexto do desenvolvimento neuropsicomotor. C- OUTRAS ATIVIDADES: Assessorar profissionais e instituições na Construção da Humanização dos Cuidados, a partir da introdução dos princípios utilizados na realização da massagem.

Coordenador: Maria das Graças Barreto da Silva

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

7) Programa Meio Ambiente e Saúde - Perspectivas de Implementação dos princípios básicos de gestão ambiental em um Campus Universitário Federal: Processo, Ferramentas, Interfaces, Ensino e Pesquisa

Resumo: A UNIFESP tem uma situação geográfica peculiar, um campus universitário urbano inserido em um bairro já consolidado. À medida que expande suas atividades, seu crescimento difuso e contínuo produz impactos diversos sobre sua vizinhança. O Programa Meio Ambiente e Saúde propõe um desafio à UNIFESP: implantar os princípios da gestão ambiental em seu campus da Vila Clementino, usando as ferramentas da gestão da qualidade (ciclos de melhoria), integrando todos os setores que possam agregar valores à gestão ambiental (interfaces de atuação com a Saúde), capacitando servidores para as ações de gestão e abrindo espaço para desenvolvimento de pesquisas e implantação do sistema de gestão ambiental em outros campi UNIFESP. Partindo dos eixos principais - Processo, Ferramentas, Interfaces, Ensino e Pesquisa- pretende-se diagnosticar a situação ambiental atual, primeiro passo para avaliar e implantar o uso racional de recursos hídricos trazendo novas tecnologias, a gestão de resíduos sólidos gerados pelos serviços e laboratórios da UNIFESP, avaliar a possibilidade de tratamento de efluentes líquidos produzidos em alguns setores, avaliar o controle de pragas urbanas (cupins de solo, p.ex. infestação das arvores e imóveis), usar ferramentas de pesquisa aplicada relacionando os impactos no meio-ambiente e sua repercussão na saúde. Uma das tarefas primordiais do programa é definir sua abrangência e limites, definindo as interfaces de trabalho entre gestão ambiental, saúde, avaliação de riscos e biossegurança. Novas interfaces poderão ser incluídas a medida que o programa se estrutura.
Serão definidos projetos sociais e as relações da universidade com sua região do entorno, em sintonia com as políticas públicas das três esferas de governo, participando também com a comunidade do bairro e do município na solução de problemas comuns e na educação ambiental.

Coordenador: Ivani Lucia Leme

Área Temática: Meio Ambiente

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

8) Programa Cananéia / Vale do Ribeira

Resumo: Programa desenvolvido no Vale do Ribeira (litoral sul paulista), segue os princípios do Programa Universidade Solidária Regional (UniSol regional), utiliza a metodologia do Planejamento Estratégico Situacional. A população de Jacupiranga é constituída por 19.000 habitantes. A expectativa é atingir a população dos bairros em ordem de prioridade acordada com o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Jacupiranga.

Coordenador: Katsumi Osiro

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

9) Projeto: Saúde e Cotidiano

Subprojeto do Programa Cananéia/Vale do Ribeira

Resumo: Construir saberes junto a população para práticas corriqueiras importantes na manutenção da saúde e conhecimento de outros hábitos que podem geram agravos e doenças.

Coordenador: Katsumi Osiro

Área Temática: Saúde e Educação

Contato: Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. /O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

10) Projeto: Lá Fora

Resumo: Projeto desde 2003 com desenvolvimento de ações de extensão incluindo estudantes de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia tendo ações de educação em saúde. Em 2006 atuou em Ubatuba com parceria com a secretaria municipal de saúde em áreas de PSF. Em 2007 / 2008 desenvolveu trabalhos com a UBS Vila Ilza Hutzler na Zona Norte de SP tendo 3 projetos específicos relacionados à saúde da família com foco no idoso, adolescente na gravidez e saúde nutricional de pre-escolares e escolares. Tem como referencial: Teoria Geral dos Sistemas, da Comunicação, de Mudanças vinculados ao paradigma. Construtivista/ construcionista social. Parte de co-construção utilizando a metodologia de pesquisa ação como estratégia de desenvolvimento norteador. Para o ano de 2009/ 2010 firmou parceria com a Unidade Básica de Saúde Miltom Santos, região bairros São Judas/ Saúde - SP (pro-saúde) para atuação em projetos específicos na área de abrangência focando as favelas Mauro I e Mauro II além de instituição de idosos de longa permanência e escolas públicas com trabalhos com adolescentes, família e educadores. Os inegrantes também realizarão atividades na Brasilândia - Zona Norte de São Paulo no projeto "Encontro com Família" parceria com a ONG Sou da Paz/ Criança Esperança cadastrada na FAP como atividade de ensino e pesquisa.

Coordenador: Ana Lúcia de Moraes Horta

Área Temática: Saúde e Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

11) Projeto: Há Braços

Resumo: O Projeto Há Braços tem por objetivo proporcionar o encontro do estudante de medicina e o paciente internado, visando o estabelecimento de uma relação mais humanizada, de descontração, prazer e diálogo. Por meio de visitas de duplas de estudantes a pacientes das enfermarias de Cardiologia e Reumatologia do Hospital São Paulo (UNIFESP), busca-se levar conforto e alívio para o sofrimento do paciente, permitindo um espaço para o diálogo sobre a vida, as alegrias, medos e angústias. Assim, pretende-se sensibilizar o estudante para a importância do olhar mais cuidadoso e humano para o paciente, entendendo-o como um ser único em seu próprio contexto (história de vida, crenças, medos), visando a formação do vínculo entre médico e paciente.

Coordenador: Afonso Carlos Neves

Área Temática: Saúde, Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

12) Programa De Integração Docente Assistencial Do Embu/UNIFESP

O Programa de Integração Docente Assistencial do Embu/Unifesp (Pida Embu/Unifesp) desenvolve-se no município da Estância Turística do Embu desde 1970. Articula a formação de estudantes e especializandos da área de saúde à assistência e pesquisa em um Sistema Local de Saúde, com o principal objetivo de promover a atuação da universidade de forma articulada ao poder local (Prefeitura Municipal do Embu) e à comunidade, na gestão, na execução e na avaliação de ações de saúde, segundo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde: a universalidade na atenção, a equidade, a integralidade, a regionalização dos serviços de saúde e o controle social. O programa tem como objetivo também, a capacitação do estudante da área de saúde para o desenvolvimento de atividades assistenciais nos diferentes níveis de atenção do SUS e para atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar; além de desenvolver programas de educação permanente para os profissionais da área de saúde e pesquisas junto aos serviços que possam reverter em novas práticas de ensino e assistência.

Coordenador: Renato Nabas Ventura

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

13) Projeto: Corporalidade e Promoção da Saúde

Resumo: Este Projeto é uma atividade de extensão vinculada ao Grupo de Estudos sobre Corporalidade e Promoção da Saúde (GECOPROS). É um conjunto de atividades, que engloba a problemática das questões da adolescência. Sua atuação ocorre no campo da Promoção da Saúde, com ênfase nas questões do corpo adolescente (desenvolvimento e mudanças corporais, imagem corporal e auto-estima, sexualidade, comportamento sexual, saúde sexual, relações interpessoais, corpo social, ações preventivas; abuso sexual), e visa catalisar discussões e reflexões críticas sobre esse universo. Tem como principal finalidade articular ações nos campos do ensino, assistência e pesquisa. Seu conjunto de ações está direcionado a escolas públicas de ensino fundamental e médio da região de Santo Eduardo do município de Embu, com uma população de adolescentes e jovens que freqüentam estas instituições.

Coordenador: Jose Roberto Da Silva Bretas

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

14) Projeto: Escola Promotora de Saúde

Resumo: A Escola Promotora de Saúde é uma estratégia que visa a promoção da saúde da comunidade escolar e seu entorno, com três princípios básicos: Educação em Saúde com enfoque integral, criação de ambientes saudáveis e seguros e articulação com os serviços de saúde. Este projeto se desenvolve no contexto do Programa de Integração Docente-Assistencial do Embu, numa parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e também com a Diretoria de Ensino da região.

Coordenador: Glaura Cesar Pedroso

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

15) Projeto: Embu enxergando melhor

Resumo: O Projeto Embu Enxergando melhor é desenvolvido no Município desde 1994 como uma atividade curricular do Curso de Tecnologia Oftalmica da UNIFESP. Tem o objetivo de promover integralmente a Saúde Ocular de pré-escolares na faixa etária de 5 a 7 anos, matriculados na rede pública municipal de ensino. Resultou da parceria entre o PIDA Embu UNIFESP e as secretarias da Saúde, Educação e Cadadania da prefeitura local. Suas ações objetivam: envolver os professores da pré-escola e os pais dos aluinos, na problemática da prevenção e preservação da Saúde Ocular; capacitar o professor para realização da triagem visual dos seus alunos detectando, precocemente, possíveis alterações visuais; encaminhar para exame oftalmológico, todas as crianças com suspeita de alterações visuais evidenciadas durante a triagem; promover e realizar o tratamento necessário dentro do próprio município, após o diagnóstico oftalmológico, para as crianças que necessitarem de cuidados específicos.

Coordenador: Maria Cecilia Saccomani Lapa

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

16) Projeto: Intervenção fonoaudiologica para o desenvolvimento da compreensão oral e escrita

Resumo: O fonoaudiólogo, profissional responsável pela prevenção, identificação e tratamento dos transtornos da comunicação, possui um papel relevante no contexto escolar se considerarmos que embora as primeiras etapas do desenvolvimento da linguagem oral surjam em contexto familiar, este desenvolvimento tem continuidade no período pré-escolar e torna-se a base para o aprendizado posterior da leitura e da escrita, importante marco escolar. Já durante o período pré-escolar é possível observar claramente as primeiras manifestações de atrasos ou alterações lingüísticas, que, quando persistentes, podem dificultar o desenvolvimento de capacidades lingüísticas e de comunicação em nível requerido para enfrentar, manter ou expandir determinadas aprendizagens escolares, podendo ser este o início do fracasso escolar. Considerando a importância e os objetivos atingidos pelo Programa Fonoaudiológico de Prevenção estabelecido pela parceria entre o Departamento de Fonoaudiologia e os profissionais da Educação Infantil da Escola Paulistinha de Educação, propomos aqui a extensão da atuação fonoaudiológica junto aos alunos e equipe escolar atuante no Ensino Fundamental. Desta forma o objetivo deste projeto é oferecer uma atuação fonoaudiológica que promova as habilidades para uma comunicação efetiva por meio da oralidade e da escrita.

Coordenador: Selma Mie Isotani

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

17) Projeto: Educação Permanente De Gerentes De Unidades Básicas de Saúde (Ubs) Da Secretaria Municipal De Saúde De São Paulo -Sms-Sp (Ep - Gerentes Ubs)

Resumo: A Educação Permanente (EP) - Gerentes UBS integra o Programa Nacional de Reorientação da Formação de Profissionais de Saúde dos cursos de graduação de medicina, enfermagem e fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (Pró-Saúde Unifesp -campus São Paulo) . Representa uma oferta do Departamento de Medicina Preventiva desta Universidade à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP e visa, a partir de encontros mensais (presenciais) e de práticas gerencias realizadas entres estes (dispersão) o fortalecimento da articulação ensino-serviço. A parceria entre a Unifesp é à SMS-SP vem sendo (res) construída desde 2006, particularmente na região sudeste da capital paulista. Todos os estabelecimentos de saúde, em especial as UBSs, presentes deste território compõem o cenário de práticas e aprendizagem dos cursos de graduação e pós-graduação desta Universidade. Ao assumir os princípios da Educação Permanente em Saúde espera-se ao inaugurar esta nova atividade de integração ensino ¿ serviço de saúde aprofundar e qualificar esta relação em pelo menos dois sentidos: de um lado contribuir nos processos de gestão e de cuidado à saúde da população e do outro aperfeiçoar as práticas e as atividades pedagógicas realizadas pelos estudantes nas UBSs da região sudeste da SMS/SP.

Coordenador: Luiz Carlos de Oliveira Cecílio

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

18) Projeto: Implantação do Tratamento a laser de papilomavírus humano (HPV), queilite actínica e câncer de pele na população das cidades do litoral Norte de São Paulo

Resumo: A queilite actínica (QA) é uma doença causada pela exposição excessiva da região dos lábios à radiação ultravioleta dos raios solares. Acomete principalmente, mas não exclusivamente, pessoas de pele clara com excessiva exposição ao sol e tem como fatores agravantes a exposição à água do mar, tendo assim uma incidência quase endêmica nas populações de pescadores e moradores de regiões praianas. Devido não só ao perfil do trabalho em si, mas também pela própria cultura da população atingida, a QA se torna uma doença de grande impacto social e econômico, devido a alta incidência de câncer de lábio decorrente da evolução das lesões da queilite, o que leva a tratamentos prolongados e dispendiosos que afastam os indivíduos de seu trabalho, impedindo-os de ganhar seu sustento e o da família, além de torná-los dependentes da previdência social por longos períodos. A história clínica do câncer de pele tem paralelo com as lesões da queilite actínica, uma vez que, dentre os fatores etiológicos, encontram-se a exposição ao sol e a falta de cuidados para a proteção da pele. O tratamento do câncer de pele, como veremos adiante, é muito mais caro e difícil do que a prevenção ou o tratamento precoce das lesões pré-malignas, as chamadas atipias celulares. O papilomavírus humano (HPV) é hoje considerado como uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais difíceis de serem tratadas. Sua alta incidência, a falta de diagnóstico e tratamento corretos e ainda sua altíssima taxa de transmissão fazem desta doença um problema de saúde pública da mais premente prioridade.

Coordenador: Hélio Plapler

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

19) Projeto: Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral do paciente com câncer"

Resumo: O Projeto de Extensão Acolhe-Onco traz uma proposta interdisciplinar para o cuidado em oncologia, unindo profissionais da saúde, docentes e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação. Tem por escopo o cuidado integral de pacientes com câncer, atendidos nos Ambulatórios de Especialidades da Universidade Federal de São Paulo, campus São Paulo. Os objetivos são: fortalecer o paciente, familiar, cuidador para gerenciar as situações advindas do processo de adoecimento em oncologia; possibilitar a formação interdisciplinar e humanizada do profissional em saúde; promover estudos sobre as melhores práticas assistenciais e educativas em oncologia.As atividades são assistenciais, de educação e pesquisa. Temos um MOODLE que favorece a comunicação entre os participantes e a construção de trabalhos coletivos.

Coordenador: Edvane Birelo Lopes De Domenico

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

20) Projeto: Plantas da Vovó: Utilização de Plantas Medicinais por Idosos das Cidades Satélites de Brasília, Riacho Fundo I E Ii. Entrevistadores: Estudantes de 8ª e 9ª Séries

Resumo: A utilização de plantas medicinais na cura de inúmeras doenças é uma prática muito freqüente e inserida na cultura humana. Entretanto, o uso da planta in natura sob a forma de chás, garrafadas, etc., vem sofrendo um decréscimo nas zonas urbanas, especialmente nas grandes cidades. Este projeto visa estudar este fenômeno e busca evitar essa perda. Para isto, planejou-se investigar a utilização das plantas pela população idosa de Riacho Fundo (cidades satélites de Brasília/DF), através de uma abordagem inédita, onde o acesso inicial à informação será feito por adolescentes residentes em comunidades carentes desta cidade. Os adolescentes serão devidamente treinados a entrevistarem parentes e conhecidos mais idosos e obter informações sobre a o uso de cura usando plantas medicinais; esta é a razão porque o projeto passou a ser chamado de "Plantas da Vovó".Este projeto é uma extensão das atividades do Núcleo Comunitário do CEBRID / Departamento de Psicobiologia da UNIFESP/SP e da Prefeitura de Diadema realizado entre os anos de 2007 e 2009, cujos resultados foram apresentados no XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil em 2008 e na XXIV Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) em 2009..

Coordenador: Joaquim Mauricio Duarte Almeida

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

21) Projeto: Saúde Integrada

Resumo: O projeto visa oferecer e facilitar a troca de informações científicas de qualidade para pacientes crônicos - cuja busca por conhecimento representa uma importante estratégia de atenção à saúde. Além disso, pretende-se investigar o perfil dos usuários que interagem com o portal. Para isso, serão analisados dados como: idade, gênero, condição sócio-econômica, conhecimento acerca da doença, qualidade de vida, medicamentos em uso, práticas preventivas adotadas, conteúdos mais acessados no site, tempo de permanência nas páginas, entre outros. Com base nos dados analisados, pretende-se fazer um mapeamento das ações prioritárias (políticas públicas estratégicas) de assistência às doenças crônicas no Brasil. No projeto piloto inicial serão abordadas 10 doenças: hipertensão, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade, esquizofrenia, fibromialgia, artrite reumatóide e hepatite. O portal irá oferecer ferramentas interativas, como: fóruns de debate mediados por profissionais da área da saúde, vídeos, chats e tele-conferências. Além disso, serão disponibilizados artigos do Centro Cochrane, numa versão simples destinada à pacientes. Pretende-se assim, fomentar a busca e a troca de informações científicas como forma de promoção de saúde. Será estimulada a medicina baseada em evidências, as práticas preventivas (atividade física, orientação nutricional, exames periódicos etc), assim como a co-responsabilidade em saúde pelos pacientes envolvidos...

Coordenador: Felipe Moretti

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

22) Projeto: Periferia dos Sonhos

Resumo: Este projeto tem a finalidade de introduzir graduandos da UNIFESP no trabalho com a população em situação de rua, visando à reflexão sobre inclusão e exclusão humana no espaço urbano. Objetiva propiciar espaços para a convivência social e o desenvolvimento de ações de educação e comunicação em saúde, estimulando o estudante da universidade pública a analisar criticamente o seu papel social como membro da sociedade brasileira pautada pela desigualdade social. A metodologia de trabalho fundamenta-se na abordagem pedagógica de Paulo Freire e na perspectiva analítica do pensamento social brasileiro. A dinâmica de funcionamento do projeto prevê reuniões de estudo semanais e uma atividade de campo mensal em um equipamento social destinado ao trabalho com adultos e idosos em situação de rua na cidade de São Paulo. O projeto está vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Políticas Públicas e Sociais ¿ grupo credenciado no CNPq e reconhecido institucionalmente pela UNIFESP.

Coordenador: Ana Cristina Passarella Brêtas

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

23) Projeto: Elaboração de um protocolo geral de apoio técnico-científico ao Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esportes

Resumo: A presente proposta visa criar uma metodologia científica de acompanhamento e apoio ao programa Bolsa Atleta, abrangendo aspectos da evolução da forma esportiva (competições), da dinâmica de alteração dos testes morfofuncionais e psicomotores, para gerar orientações quanto ao potencial olímpico do atleta e de suporte para o planejamento do treinamento. Assim, será desenvolvido um processo de triagem dos atletas de maior potencial olímpico com base no modelo teórico de elite, a ser estruturado, no presente projeto, para cada modalidade selecionada. Serão propostos procedimentos de avaliação e controle de treinos visando a identificação dos pontos fortes e fracos do atleta, bem como as correções necessárias no processo de treinamento sempre pensando na melhora do desempenho. Espera-se que estás ações dêem maior efetividade ao programa Bolsa Atleta.

Coordenador: Antonio Carlos da Silva

Área Temática: Cultura

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

24) Projeto: Projeto de Iniciação Científica (PIC) com Alunos do Projeto Adolescente Aprendiz (PAA).

Resumo: Em colaboração com o Projeto Adolescente Aprendiz (PAA) da Prefeitura do Município de Diadema, o projeto visa estabelecer um programa de iniciação científica para jovens dos dois últimos anos do ciclo fundamental e primeiro ano do ciclo médio, com concessão de bolsas de estudos de iniciação científica e obrigação de desenvolverem um pequeno projeto de pesquisa por pelo menos um ano, sob orientação de um orientador e um co-orientador, ambos do CEBRID/UNIFESP. A parte experimental dos projetos deverá ter duração de até seis meses, a fim de permitir tempo para as leituras e redação dos relatórios (trabalhos) científicos e apresentação, após treino, dos resultados em reuniões científicas, no primeiro semestre de 2011. Seis projetos foram elaborados para este fim, abordando assuntos relacionados ao uso e cultivo de plantas medicinais, comportamento animal e um projeto ligado à Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema, que busca avaliar o uso de alimentos pela população. Detalhes sobre as técnicas a serem empregadas, cronogramas, entre outros detalhes serão acrescentados após a seleção dos candidatos.

Coordenador: Elisaldo Luis de Araújo Carlini

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

25) Projeto: Nassal - Nùcleo De Arte E Saúde Saltimbancos

Resumo: Projeto Social em parceria com a ONG Doutores da Alegria, visando a sensibilização de alunos e funcionários da UNIFESP,utilizando as várias formas de expressão artística tanto no contato com os usuários como entre os estudantes.

Coordenador: Jorge Carlovich Filho

Área Temática: Comunicação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

26) Projeto: Cetecapro - Centro de Treinamento Esportivo e de Capacitação Profissional

Resumo: CETECAPRO tem como objetivo a melhora da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, através de treinamento esportivo e eventos unificados; capacitação em instrumentos para processos de apoio na área de gestão de empresas da saúde, facilitando a empregabilidade dentro da quota de inclusão no mercado de trabalho; atenção à saúde dos atletas especiais; pesquisas em todas as áreas correlatas ao projeto.

Coordenador: Marinho Jorge Scarpi

Área Temática: Trabalho

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

27) Projeto: Prevenção e Assistência às Vítimas de Violência Sexual e Doméstica - Núcleo de Prevenção e Assistência às Pessoas em Situação de Violência da Pró-Reitoria de Extensão UNIFESP/SPDM

Resumo: Este projeto tem por objetivos formar uma rede de atendimento e acolhimento para mulheres, crianças, idosos e homossexuais, idade, independente de cor, raça ou classe sócio-econômica, que sofrem ou sofreram violência; e capacitar profissionais do complexo UNIFESP e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) Hospital São Paulo para além do atendimento, o acolhimento das vítimas até a reconstrução da sua auto-estima e do seu retorno ao meio social.

Coordenador: Lucila Amaral Carneiro Vianna

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

28) Programa: Programa de Reorientação da formação profissional em Saúde - Medicina (Pró - Saúde Medicina)

Resumo: A implementação do Pró-Saúde Medic ina na Unifesp prevê reestruturações no projeto político pedagógico com o objetivo de reorientar a formação do médico com o intuíto de oferecer à sociedade pofissionais habilitados para responder às necessidades da população e operacionalizar o SUS. Está pautado num projeto pedagógico invovador que busca trabalhar as competências para o saber, saber fazer e saber agir nuna perspectiva de se buscar uma atenção à saúde mais equânime e de qualidade. Esta tarefa se mostra extremamente complexa e exige o estabelecimento de parcerias visando a correção do descompasso entre o processo de formação e os princípios e diretrizes e às necessidades do SUS. Para o desenvolvimento desta proposta foram realizadas parcerias com a Secretaria Municipal da Saúde do município de São Paulo, Embu das Artes e Diadema buscando diferentes cenários de aprendizagem na Atenção Básica. Acreditamos que este processo possibilitará à Universidade formar um profissional médico diferenciado e pautado na integralidade, promovendo de forma efetiva e de qualidade a aproximação ensino-serviço, propiciando a intersecção do mesmo em atividades práticas, paralelamente a sua formação teórica. Este processo favorecerá ao estudante visualizar a realidade do Sistema Único de Saúde, o que possibilitará uma trroca de experiência que possa qualificar o serviço, os docentes da Universidade o que refletirá diretamente na formação do estudante.

Coordenador: Rosana Fiorini Puccini

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

29) Programa: Projeto de Reorientação da Formação Profissional - Pró-saúde Fonoaudiologia

Resumo: É um programa que visa a reestruturação do projeto político pedagógico com o objetivo de reorientar a formação profissional do fonoaudiólogo e oferecer à sociedade um profissional capacitado a responder às necessidades de saúde da população, segundo os princípios e diretrizes do SUS. O trabalho das competência se pauta para o saber, saber fazer e saber agir, exigindo para tanto, parcerias com sistemas locais de saúde, para a correção do descompasso da formação acadêmica, através da busca de diferentes cenários de ensino-aprendizagem em atenção básica. Este programa permitirá ao estudante uma troca de experiências com a população, profissionais de saúde da Rede Básica, gerando uma qualificação dos serviços e dos docentes que se refletirá diretamente, na formação discente.

Coordenador: Clara Regina Brandão de Ávila

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

30) Programa: Projeto de Reorientação da formação Profisssional do curso de Enfermagem - Pró - Saúde Enfermagem

Resumo: O projeto visa a reestruturação do projeto político pedagógico do curso de enfermagem com o intuíto de formar profissionais habilitados a responder às necessidades de saúde da população e operacionalizar o SUS, através da utuilização do trabalho de competências segundo o saber, saber fazer e saber agir. É um projeto que estabelece parcerias com os serviços de saúde e comunidade, a saber Secretaria Municipal do Embu, Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, buscando cenários variados de ensino-aprendizagem, principalmente na atenção básica.

Coordenador: Maria Cristina Gabrielloni

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

31) Projeto: Projeto de Humanização do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da UNIFESP

Resumo: Diante dos problemas e dificuldades do sistema público de saúde associado a política do MS, a diretoria do Hospital São Paulo (HSP) criou o Grupo de Trabalho de Humanização do HSP/UNIFESP (GTH), responsável pelas mudanças de atitudes dos profissionais do HSP, por meio de projetos, e que a curto prazo, poderão contribuir com a humanização do sistema público de saúde.

Coordenador: Maria Isabel Sampaio Carmagnani

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

32) Projeto: UNIFESP - Incluindo com Portas Abertas

Resumo: A UNIFESP almeja a expansão de seu Núcleo de Acessibilidade que vise a difusão de informações, sensibilização e formação de seus recursos humanos e corpo discente, através de cursos, workshops e com a aquisição e adequações de recursos materiais, material didático específico para acessibilidade e a elaboração e reprodução de material pedagógico de orientação para acessibilidade.

Coordenador: Sandro Luiz de Andrade Matas

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

33) Projeto: "Projeto de Inclusão Digital" - Objetivo: Cumprir o que Determina a Constituição Federal; Lei 8.112/90; Decreto Lei 5452/43; Lei 11.091/05; LDB; PDI; Reforma ee Ensino Superior, em Tramite no Congresso

Resumo: Conjunto de ações processuais contínuas, de caráter profissional, educativo, social, cultural, científico e tecnológico.

Coordenador: Maria Jose Conceição dos santos

Área Temática: Trabalho

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

34) Projeto: Nutrição e Saúde de Lactentes: Treinamento Para Educadores em Berçários em Centros de Educação Infantil (Ceis)

Resumo: O projeto tem como objetivo capacitar educadores e corpo técnico da direção de Centros de Educação Infantil para melhora do atendimento e educação de crianças menores de 2 anos, em relação às condições de saúde e nutrição.

Coordenador: José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei

Área Temática: Educação

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Voltar

35) Projeto: Grupo Cananéia: Projeto Protejo

Resumo: Esta proposta de trabalho visa desenvolver atividades junto aos adolescentes de um abrigo, visando uma melhor inserção desses jovens no nosso contexto social, bem como levá-los a compreender a sua própria realidade. Esta proposta surgiu a partir de contato feito com profissionais de um Abrigo localizado na Vila Mariana com o Gerente do Centro de Saúde Lívio Amato, a procura de auxílio para um melhor atendimento ao grupo de jovens abrigados. Nesse contexto, notamos a importância de desenvolver um trabgalho com estas crianças e jovens da faixa etária compreendida entre 9 e 17 anos, para discussão de temas relacionados à saúde, de demanda dessa prórpai população, enfocando a sexualidade e a auto-estima. Esse projeto também pretende oportunizar ao estudante da UNIFESP exercitar ações de extensão, ampliando o seu olhar crítico a ético em relação a jovens em situação de vulnerabilidade. Para a implementação desta proposta, utilizaremos as ferramentas sugeridas pela pesquisa participante.

Coordenador: Raquel de Aguiar Furuie

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

36) Projeto: Saber Cuidar

Resumo: O projeto Saber Cuidar se destina à comunidade do Jardim São Savério/Parque Bristol. Seu público alvo é composto por crianças, adolescentes e idosos da comunidade, contudo, envolve no cotidiano das ações extensionistas os moradores de uma maneira geral. Por ter como eixo estruturante a Educação Popular, constroi no processo de suas ações novas parcerias - ampliando ou não o seu público à medida em que caminha.

Coordenador: Ana Cristina Passarella Brêtas

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

37) Projeto: Recriar, Realizar e Relacionar: Meio Ambiente e Família

Resumo: O projeto tem como principal finalidade instrumentalizar os graduandos para reflexão e construção de proposta de avaliação, promoção e prevenção sócio-educativa considerando a comunidade assistida e tendo como foco a saúde da criança e da família,bem como a preocupação com as questões ambientais, considerando que fazemos parte de um macro sistema. Tem como objetivo a construção de propostas de educação em saúde, sócio ambientais e cidadania de acordo com as necessidades dos participantes da ação ampliando as possibilidades de prática desses estudantes para situações que favoreçam uma co-construção de possibilidades de ações promovendo a aproximação com a comunidade, o fortalecimento dos vínculos afetivos,sociais e culturais e ambientais.

Coordenador: Ana Lúcia de Morares Horta

Área Temática: Saúde

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

38) Programa: Programa de Extensão em Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Assistivas - TECAS

Resumo: O Programa de Extensão em Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Assistivas -TECAS da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP, é um programa de extensão universitária que visa articular as atividades de ensino e pesquisa e viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. Pretende estudar e avaliar as soluções de tecnologias existentes para apoio a pessoas com deficiências e idosos; aprimorá-las, customizá-las e implantá-las em centros de acesso público, de modo a beneficiar a comunidade.

Coordenador: Vagner Rogério dos santos

Área Temática: Tecnologia e Produção

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

39) Projeto: Ponto de Encontro - Projeto de Geração de Renda

Resumo: O Ponto de Encontro é a reunião de várias iniciativas isoladas de reinserção social no CAPS UNIFESP. Partindo dos princípios da economia solidária foi criado um projeto de geração de renda e autonomia dentro do CAPS-UNIFESP. Um espaço permanente de comercialização de produtos e serviços e duas oficinas profissionalizantes, onde a gestão é realizada de maneira coletiva com os pacientes - O Bazar, o Mosaico e o Coffee Break.

Coordenador: Antonio Carlos de Oliveira Cintra Correa

Área Temática: Trabalho

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.